quarta-feira, 1 de julho de 2009

RIBEIRA - 324

DIA D
O dia 6 de junho é uma das mais importantes datas da História do mundo como o conhecemos.
Comemora-se os 65 anos do "DIA D", o desembarque na Normandia, quando os Aliados iniciaram a ofensiva contra as tropas alemãs.
Era o inicio do fim da Segunda Guerra Mundial, conflito que durou seis longos anos, entre 1939 e 1945, e que matou cerca de 50 milhões de pessoas.
E o mais assustador: não foi uma guerra entre povos primitivos. Fou uma guerra entre as nações mais civilizadas e desenvolvidas do mundo.
O Dia D é reconhecido até hoje como a maior e mais complexa operação militar jamais empreendida.
No sul da Inglaterra, reuniram-se três milhões de soldados. Milhares de aviões davam cobertura aérea aos comboios marítimos e vigiavam submarinos alemães, além de bombardear alvos estratégicos.
Toneladas e toneladas de armamento e munições, comida, roupas, remédios, comunicações e toda a parafernália foram reunidos, transportados e distribuidos para estar do lugar certo, na hora certa, na quantidade e natureza certas.
Prodígios de logística como o mundo jamais havia conhecido.
Para isso, inventaram-se portos artificiais de concreto para serem rebocados, afundados e montados.
Foi também projetado um oleoduto submarino para abastecimento de máquinas e veículos, além de geração de energia elétrica, na fase inicial dos combates.
Da Inglaterra partiram , na madrugada de 6 de junho de 1944, dez mil aviões, 1.200 navios de guerra, 4.126 lanchas de desembarque, 804 navios de transporte, centenas de tanques e veículos anfíbios.
Três milhões de homens. Americanos, ingleses, canadenses, australianos, neozelandeses, poloneses, holandeses, os franceses de De Gaulle, noruegueses, dinamarqueses, uma imensa Babel de línguas e povos reunida para cruzaro Canal da Mancha e libertar a Europa da tirania nazista.
A Europa que surgiu ao final da Guerra, e cuja conformação foi decididamente marcada pelo Dia D, poderia ter sido diferente, e o mundo também.
Como sempre, aqueles homens e mulheres fizeram o melhor que puderam.
E por que este dia 6 de junho continua tão importante até hoje? Primeiro, porque foi a última guerra em que todo mundo sabia direitinho quem eram os mocinhos e quem eram os bandidos.
Mas também porque ensinou ao mundo o valor da democracia. A partir da Segunda Guerra Mundial, muitos povos e países caíram sob a tirania de ditaduras de esquerda e de direita.
Infelizmente, a derrota do nazismo não significou a derrota da estupidez humana.
Por isso, lembrar o Dia D é lembrar que a luta diária pelos valores demócraticos sempre valerá a pena.
A democracia é o único regime político pelo qual sempre vai valer a pena entregar a própria vida.

Nenhum comentário: