terça-feira, 7 de julho de 2009

RIBEIRA - 329

ELIZABETH TAYLOR
Elizabeth Rosemond Taylor nasceu em Londres, a 27 de fevereiro de 1932, filha de pais norte-americanos, tendo se mudado para os Estados Unidos em 1939. Começou a carreira cinematográfica ainda criança, quando foi descoberta aos dez anos. Contratada pela Universal Pictures, filmou There's One Born Every Minute, mas não teve o contrato renovado. Assim como o amigo pessoal Mickey Rooney, revelou talento participando de filmes infanto-juvenis, como na estréia em 1943 num pequeno papel da série Lassie. A partir de então, apaixonou-se pela profissão e parmanecer no estúdio tornou-se o maior sonho.
Evoluindo como atriz talentosa e respeitada pela crítica, nos anos 50 filmaria dramas, como "Um Lugar ao Sol", com o ator Montgomery Clift, "Assim Caminha a Humanidade", com Rock Hudson, ambos atores homossexuais e dos quais se tornou grande amiga. Nessa década faria ainda "A Última Vez Que Ví Paris", ao lado de Van Johnson e Donna Reed. Apesar de não gostar do apelido Liz, como é mais conhecida, é reverenciada como uma das mulheres mais bonitas de todos os tempos: a marca registrada são os traços delicados e olhos de cor azul-violeta, emoldurados por sobrancelhas espessas de cor negra. Celebridade cercada por intenso glamour e diva eterna dos anos de ouro do cinema norte-americano, é uma compulsiva colecionadora de jóias.
Certa vez, o amigo, o mágico David Copperfield convidou para uma das apresentações e fez sumir das mãos um dos anéis favoritos. Liz, simpaticamente e aos gritos divertiu a platéia manifestando um momento de desespero ao ver o anel sumir. Ficou famosa também pelos inúmeros casamentos (oito ao todo), sendo o mais rumoroso o com o ator inglês Richard Burton, notório pelo alcoolismo, com quem se casou duas vezes e fez duplas em vários filmes nos anos 60, como o antológico Cleópatra, o dramático "Quem Tem Medo de Virgínia Woolf?", em que ela ganhou o segundo Oscar. O primeiro Oscar foi em 1960 pelo papel de call-girl de "Disque Butterfield 8" Nessa década, com o reconhecimento do prêmio máximo do cinema mundial, consagrou-se como a mais bem paga atriz do mundo.
Foi pioneira no desenvolvimento de ações filantrópicas, levantando fundos para as campanhas contra a AIDS a partir dos anos 80, logo após a morte de Hudson. A despeito de ter nascido fora dos EUA, em 2001 recebeu do presidente Bill Clinton, a segunda mais importante medalha de reconhecimento a um cidadão norte-americano; a Presidential Citizens Medal. A medalha foi oferecida pelos trabalhos filantrópicos. Nessa época se agravaram os problemas de saúde, ganhando peso e sendo levada a internações recorrentes em hospitais. Liz, que sofre de diabetes, também já enfrentou uma cirurgia para retirar um tumor do cérebro em 1997. Elizabeth Taylor ja esteve nas frentes da câmera por 65 vezes. Seu último filme foi These Old Broads.
---

Nenhum comentário: