ARROZ AMARGO
Silvana Mangano nasceu em Roma, Italia, em 23 de abril de 1930. Após o casamento com o produtor Dino De Laurentiis trabalhou com os nomes mais importantes do cinema italiano: Federico Fellini, Vittorio De Sica, Alberto Lattuada, Marco Ferreri, Pier Paolo Pasolini, Franco Zeffirelli, Tinto Brass e Luchino Visconti. Ela começou no cinema bem jovem, com apenas 16 anos, e em 1948, aos 18 anos, chegou ao estrelato pelo papel principal em "Arroz Amargo", do diretor italiano Giuseppe de Santis..
Silvana Mangano trabalhou com os mais importantes diretores italianos e europeus e foi um símbolo do cinema neo-realista italiano. Se casou com o produtor cinematográfico Dino De Laurentiis e teve quatro filhos: Veronica, Rafaella, Federico e Francesca. De personalidade bastante reservada, ela foi definida pelo diretor Alberto Lattuada que a dirigiu mais de uma vez, como "uma mulher cuja beleza é um resumo de classicismo e modernidade. Uma imagem na qual há toda a essência da grande pintura do século XV, mas que também poderia servir de modelo para os mestres modernos".
Seus filmes mais marcantes, além de "Arroz Amargo" foram "Teorema", "Morte em Veneza" e "Violência e Paixão", os dois últimos de Luchino Visconte. Ela morreu vítima de câncer no pulmão e era uma fumante inveterada. Silvana Mangano fez 40 filmes e ganhou seis prêmios por filmes que fez, dentre os quais "Morte em Veneza" e "Ouro de Nápoles". Sua morte ocorreu em Madri, na Espanha, no dia 16 de dezembro de 1989.
----
Veja também: http://nataldeontem.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário