segunda-feira, 6 de julho de 2009

RIBEIRA - 328

CLAUDIA CARDINALE
Claudia Cardinale nasceu a 15 de abril de 1938, na Tunísia. Mas sua estréia foi mesmo no cinema italiano. A maioria dos seus filmes é de origem italiana e francesa. Claudia Cardinale nasceu como Claude Joséphine Rose Cardinale. Sua mãe, Yolande Greco, nasceu na Tunísia vinda de imigrantes sicilianos de Trápani.. O seu pai era italiano, trabalhador ferroviário, nascido em Gela. Na Tunísia, a sua lingua nativa era o francês. Teve que aprender italiano para prosseguir em sua carreira. Ela não falava muito bem o italiano - somente a língua siciliana que aprendera com os seus pais - até a idade de 17 anos.
Em 1957, Cardinale venceu o concurso de "A MAIS BELA GAROTA DA TUNÍSIA", cujo prêmio foi uma viagem ao Festival do Filme de Veneza, o que acabou se constituindo num incentivo para que seguisse a carreira de atriz. Após frequentar uma escola de cinema em Roma, fez sua estréia em 1958, num papel de pouca importância. Devido à educação francesa que recebera na Tunísia, Claudia quase não falava italiano, e suas falas foram dubladas quando das primeiras atuações. Na película "Oito e Meio", de Federico Fellini, pela primeira vez não houve necessidade de dublagens: já falava bem o italiano. Claudia Cardinale fez vários filmes de produção francesa, idioma que dominava muito bem.
Claudia ficou conhecida mundialmente quando jornais e revistas iniciaram a publicação em massa de fotos que mostravam uma jovem de rara beleza, tímida, sóbria e discreta em sua vida pessoal. Muito diferente, segundo os críticos, das famosas Ann-Margret, Jane Russel, Mylene Demongeot e outras. Mesmo assim, comparações foram inevitáveis: as iniciais de seu nome C.C., inspiravam a imprensa a chamá-la de"sucessora de B.B. (Brigitte Bardot).
Uma curiosidade: consta que Cardinale assinou um contrato que a proibia de cortar os cabelos, de casar-se e de engordar. Na década de 1960, Claudia relotou em fazer filmes nos Estados Unidos, preferindo voltar seu trabalho para o cinema europeu, mesmo assim a contracenar com famosos astros americanos como Peter Fonda e Rock Hudson. Conta-se que, quando mais jovem, apresentava como irmão mais novo, o seu filho nascido de um relacionamento amoroso que tivera em Londres, atitude esta, talvez ainda em decorrencia do contrato que lhe impunha algumas restrições. Claudia Cardinale, que presentemente mora em Paris, mas considera a Itália sua pátria, ainda participa ativamente de atividades artísticas e políticas. É Embaixadora da UNICEF, além de fazer as apresentações de DVD,s que reproduzem seus filmes mais antigos.
Claudia Cardinale trabalhou em mais de 90 filmes, tendo sido o primeiro "I soliti ignoti", de 1958 e o último "Asterix nos Jogos Olímpicos". Ela apareceu, na década de 1960, em filmes como "O Leopardo", de Visconti, "Rocco e seus Irmãos", de Philippe de Broca, "Oito e Meio", de Federico Fellini.
Claudia foi casada com o produtor de cinema Franco Cristaldi entre 1966 e 1975 e agora vive com Pasquale Squitieri, cineasta italiano que é seu companheiro desde 1975. Ela tem dois filhos, Patrizio, nascido fora do casamento, com um francês quando ela estava com 17 anos, e Claudia, cujo pai biológico é Pasquale Squitieri. Cardinale escreveu dois livros, sendo o pimeiro uma autobiografia. O segundo livro é sobre seu relacionamento pessoal e profissional com muitos de seus diretores e co-estrelas com seus 50 anos de carreira. Já foi distinguida com três prêmios, sendo um no Festival de Berlim e ou outro, no Festival de Veneza. Em 2009, Claudia Cardinale foi agraciada com o prémio "Women's World Awards".
---

Nenhum comentário: