sexta-feira, 24 de julho de 2009

RIBEIRA - 344

CARROS ENCALHADOS
Após um ano de espera, muito preparo e saudades, aventureiros se encontram para uma jornada de 12 dias de solidariedade, a Expedição Brasil Melhor. Este ano a largada aconteceu na Praia de Pipa, no Rio Grande do Norte. Eram 8h em um cenário paradisíaco, os Chapadões, incrível formação de falésias nos arredores de Pipa. Muita dificuldade para o primeiro dia de viagem: foram 100 quilômetros de praia, dunas, cinco travessias de rios, cinco carros encalhados e muita diversão.
No caminho, muitas comunidades de pescadores - a região abriga várias criações de camarões. Após a travessia do segundo rio, a primeira das trilhas de areião até a Barra de "YK", divisa entre Rio Grande do Norte e Paraíba. O visual era impressionante: na faixa paraibana háa um grande parque de captação de energia eólica, dunas e uma estrada que margeia o rio até a praia.
Alguns carros só puderam sair dalí guinchados. Mas o que pode parecer um problema, para os trilheiros é, na verdade, diversão garantida. A estratégia é tirar o veículo do areião, tarefa que Fábio Cunha, da equipe Clube de Estilo, abraçou. Mais à frente, outros automóveis também pararam, e dessa vez Heliomar, da equipe Curitiba, se posicionou com seu equipado carro - quase um "tanque de guerra" - para ajudar os demais aventureiros. Até algumas pessoas que passavam por alí colocaram a mão na massa e ajudaram no resgate.
Mais de uma hora de areião depois, a maré já estava quase cheia e chovia muito. Foi uma corrida contra o tempo, mas superou-se o desafio. Dalí, a parada na terra indígena da Aldeia Potiguara reservava outra surpresa: Ciro, piloto da Ruffo's, transformou-se em cacique temporário do local. Passado o povoado indígena até o próximo ponto de referência e de lá os aventureiros partiram para Campina Grande.
Durante o trajeto foram distribuidos kits escolares e cestas básicas, além da realização de ações sociais na cidade de Areias, na Paraíba. O trajeto vai, agora, até Arco Verde, em Pernambuco.

Nenhum comentário: