sábado, 4 de julho de 2009

RIBEIRA - 326

PAULETTE GODDARD
Paulette Goddard nasceu em 3 de junho de 1910. Seu verdadeiro nome era Marion Pauline Levy. Nasceu em Whitesione Landing, Queens, Long Island. Seu pai, Joseph Russell Levy, era judeu, e sua mãe, Alta Mae Goddard, foi Episcopaliana (Igreja Episcopal). Seus pais se divorciaram enquanto ela era jovem e, desse modo, foi criada por sua mãe, vez que seu pai desapareceu de casa. Joseph Levy somente reapareceu nos fins dos anos de 1930 quando Paulette Goddard já era famosa, uma consagrada estrela do cinema e da Broadway. No início da reaproximação, a relação entre os dois foi genial, vez que aproveitavam para assistir filmes, os dois, juntos. No entanto, Joseph Levy processou uma revista que o acusava de abandono do lar quando Paulette Goddard era jovem. Desse dia em diante voltou a separação e Levy deixou, em testamento, em nome de sua filha, quando estava para morrer, a quantia tão somente de apenas UM dólar. Paulette Goddard viveu sempre ao lado de sua mãe. Do seu tio, Charles Goddard, encontrou apoio em busca de trabalho como modelo de moda. Foi com Ziegfeld Follies que Paulette veio a conseguir um bom trabalho como estrela da moda.
Sua estreia foi em 1926 e, no ano seguinte atuou em O Homem Invencivel. Nesse mesmo ano Paulette Goddard casou com um proeminente homem de negócio, Edgar James. e se transferiu para Carolina do Norte passando a ser uma socialate. Porém, Paulette se divorciou em 1930, retornando à Hoolywood em companhia de sua mãe, onde assinou um contrato com Hal Roach Studios, aparecendo em pequenas partes de vários filmes ao longo dos próximos anos. Com o tempo, Paulette Goddard assinou contrato com a MGM juntando-se ao lado de grandes astros, como Betty Grable, Lucille Ball, Jane Wyman.
Em 1932, conheceu Charlie Chaplin, e começou um período de oito anos de relacionamento pessoal e cinematografico. Chaplin comprou o contrato e se lançaram em filmes - falados - como "Tempos Modernos", fazendo de Paulette Goddard sua primeira estrela. Durante este tempo os dois viveram juntos em Beverly Hills. No seu atual estado civil, Paulette Goddard viveu uma fonte de controvérsia e especulação.. Durante a maior parte do tempo, vivendo juntos, ambos se recusaram a comentar tais assuntos. Na estréia de "O Grande Ditador", em 1940, Chaplin pela primeira vez Paulette Goddard como sua esposa.. Após esse filme, Paulette Goddard resolveu divorciar de Chaplin de forma amigavel, em 1942, com o marido concordando em dar um generoso acordo.
Goddard começou a ganhar estato de estrela após aparecer "Um Jovem Coração" (1938), "Escola Dramática" (1938), e um papel de apoio em "A Mulher" (1939) onde outras estrelas de fama estavam a atuar, como Norma Shearer, Joan Crawford e Rosalind Russell. Durante a filmagem de "A Mulher", Goddard era considerada como uma finalista para o papel de Scarllet O'Hara em 1939 no filme ..."E o Vento Levou" que, ao final de vários testes em tecnicolor perdeu para Vivien Leigh. Não fora o caso que envolveu Paulette Goddard e Charlie Chaplin, ela teria ficado com o papel principal em "...E o Vento Levou".
A partir de 1939, Paulette Goddard atou ao lado de Bob Hope, Fred Astaire e Dorothy Lamour. Ela recebeu seu único Oscar para Melhor Atriz de Apõio em 1944, quando atuou na película "Então Nós Orgulhosamente Salve!". Mesmo assim, seu filme melhor sucedido foi "Kitty" (1945), onde desempenhou o papel título. Seu último papel foi em "As Irmãs" (1972) para a televisão.
Paulette Goddard foi casada com Burgess Meredith e com o autor Erich Maria Remarque, com quem esteve até o dia da morte deste romancista, em 1970. Ela morreu de um enfisema, em 23 de abril de 1990, poucos meses antes de completar 80 anos.
---

Nenhum comentário: