sábado, 24 de outubro de 2009

RIBEIRA - 348

- SUÁSTICA -
A suástica ou cruz gamada é um símbolo mistico encontrado em muitas culturas em tempos diferentes, dos índios Hopi aos Astecas, dos Celtas aos Budistas, dos Gregos aos Hindus. Alguns autores acreditam que a suástica tem um valor especial por ser encontrada em muitas culturas sem contatos umas com as outras. Os símbolos a que chamamos suástica possuem detalhes gráficos bastante distintos. Vários desenhos de suásticas usam figuras com três linhas. A nazista tem os braços apontando para o sentido horário, ou seja, indo para a direita e roda a figura de modo a um dos braços estar no topo. Outras chamadas suásticas não têm braços e consistem de cruzes com linhas curvas. Os símbolos Islâmicos e Malteses parecem mais hélices do que propriamente suásticas. A chamada suástica celta dificilmente se assemelha a uma. As suásticas Budistas e Hopi (povo indigena americano) parecem reflexos no espelho do símbolo Nazista. Na China há um símbolo de orientação quádrupla que segue os pontos cardeais; desde o ano 700 ela assume alí o significado de número dez mil. No Japão, a suástica é usada para representar templos e santuários em mapas.
A imagem da cruz suástica foi primeiro utilizada no Período Neolitico, na Eurásia. Foi também adotada por nativos americanos, em diversas culturas, sem qualquer interferência umas com as outras. A Cruz Suástica também é utilizada em diversas cerimônias civís e religiosas da Índia; muitos templos indianos, casamentos, festivais e celebrações são decorados com suásticas. O símbolo foi introduzido no Sudeste Asiático por reis hindus, e remanescentes desse período subsistem de forma integral no Hinduismo balinês até os dias atuais, além de ser um símbolo bastante comum na Indonésia. O símbolo tem uma história bastante antiga na Europa, aparecendo em artefatos de culturas européias pré-cristãs. No começo do século XX era largamente utilizado em muitas partes do mundo, considerado como amuleto de sorte e sucesso. Entre os nórdicos, a suástica está associada a uma Runa, Gibur, ou Gebo.
A palavra "suástica" deriva do sânscrito, significando um amuleto da sorte, e uma marca particular de pessoas ou coisas que trazem boa sorte. A palavra tem sua primeira aparição nos clássicos épicos em sânscrito Ramayana e Mahabharata.
---
Veja também;

Nenhum comentário: