domingo, 25 de outubro de 2009

RIBEIRA - 349

- NOSTRADAMUS -
A casa de Nostradamus em Salon de Provence
Michel de Nostredame mais conhecido son o nome de Nostradamus nasceu em Saint Remy de Provence em 14 de dezembro de 1503 foi um pretenso médico da Renascença que praticava alquimia, como muitos médicos do século XVI. Ficou famoso por sua suposta capacidade de vidência. Em 1555, escreveu e lançou um livro de centúrias (As Profecias), versos codificados que seriam previsões do futuro. Sofria de epilepsia psiquica, de gota e de insuficiência cardíaca. Morreu a 2 de julho de 1566 em Salon de Provence, vítima de um edema cárdio-pulmonar. Seus pais eram Jacques de Nostradamus e Renée de Saint Remy. Filho mais velho do casal (eram 8 filhos), seu Nostradamus vem do seu avô, que era judeu, que escolheu o nome de Pierre de Nostradamus quando da sua conversão ao catolicismo. Quando tinha 15 anos, Nostradamus entrou na Universidade de Avignon para cursar o bacharelado. Depois de pouco mais em um ano, quando ele estava estudando o Trivium (gramática - era o nome dado na antiguidade ao conjunto de três matérias), teve que sair de lá por causa de uma epidemia de peste negra (peste bubônica). Depois de deixar Avignon ele viajou pelo país por oito anos, de 1521 a 1529, em busca de ervas medicinais. Em 1529, após alguns anos como apotecário (farmacêutico), ele entrou na Universidade de Montpellier para cursar doutorado em medicina. Em 1530, ele foi expulso da Universidade porque eles (os mestres) descobriram que ele era farmacêutico (e isto era proibido). O documento de expulsão ainda se encontra na biblioteca da Universidade. Depois da expulsão, Nostradamus voltou a ser farmacêutico (apotecário) e se tornou famoso por criar uma "pílula rosa" que supostamente protegia as pessoas daquela praga por conter altas doses de Vitamina C.
Ao contrário do que muitos pensam, Nostradamus não era astrólogo, mas sim astrônomo, conforme estudos indicam. Nostradamus utilizava o conhecimento científico da astronomia e, embora fizesse previsões, as mesmas não se baseavam em fundamentos astrológicos.
Em 1531, Nostradamus foi convidado por Julius Caesar Scaliger, um líder polimata (amplo conhecimento) para ir a Agen. Lá ele casou-se com uma mulher de nome ainda incerto (provavelmente Henriette d'Encausse) e teve dois filhos com ela. Em 1537, sua esposa e os dois filhos morreram supostamente por causa da peste negra. Então ele viajou pela França e, provavelmente, pela Itália. Em 1545, ele ajudou o físico Louis Serre para combater um surto da praga em Marselha e depois em Salon de Provence e Aix-en-Provence. Depois, em 1547, casou-se com uma viúva chamada Anne Ponserde Gemelle e teve seis filhos com ela.
Com seus conhecimentos sobre o ocultismo e com as suas habilidades de prever o futuro, começou a escrever uma série de almanaques anuais, sendo o primeiro lançado em 1550, e passou a utilizar o seu nome em latim, Nostradamus. Quando ele lançou o livro As Profecias, muitas pessoas passaram a pensar que ele era o demônio e o chamavam de herege. Mas outras classes sociais aprovaram a publicação, porque suas centúrias inspiravam profecias espirituais. Então o livro chamou a atenção de Catarina de Médicis, esposa de Henrique II da França, que era uma grande admiradora de Nostradamus, e depois ela o chamou para Paris para perguntar a ele qual seria o futuro de seus filhos através do horóscopo.
As profecias de Nostradamus encontram-se ligadas à história do catolicismo e, em prefácios, ele aponta esta preocupação claramente. Foi considerado como homem erudito, além de seu tempo e aliava-se ao fato de conhecer o latim e talvez o grego, que lhe possibilitavam obter conhecimentos de fontes importantes.Sua grande erudição, conhecimentos de astrologia e astronomia, aliados à intuição, permitiam-lhe um raciocínio bastante acurado a respeito do futuro. De qualquer forma, gerou um impácto em milhões de pessoas, que vêm se pondo em contato com seus escritos nesses 500 anos.
---

Nenhum comentário: