sexta-feira, 2 de outubro de 2009

RIBEIRA - 424

- RIO VENCE MADRI -
O Rio de Janeiro venceu a batalha contra Chicago, Madri e Tóquio e foi anunciada nesta sexta-feira pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) como sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Com a vitória da cidade brasileira, a América do Sul receberá pela primeira vez uma Olimpíada em um dos seus países. A cidade brasileira já era apontada nas casas de apostas como uma das favoritas, ao lado de Chicago, que foi precocemente eliminada. Durante a campanha, o Rio de Janeiro foi apontada pelo COI como um dos melhores projetos entre os quatro apresentados no final. O municipio fluminense usou como pontos fortes de sua campanha a beleza visual, a hospitalidade do povo brasileiro e o fato de sua economia ter sido a menos afetada pela recessão do que algumas das cidades concorrentes. Outro ponto positivo a favor do Rio de Janeiro foi o grande apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no projeto. Desde quarta-feira Lula virou um verdadeiro cabo eleitoral na cidade em Copenhague, na Dinamarca, local onde foi realizada a votação para a escolha da sede. Agora, com a vitória na Dinamarca, o Rio terá de começar a se preparar para superar os problemas apontados durante o processo de escolha da sede. As questões de segurança, transporte e acomodação foram as mais criticadas. Outro ponto muito ressaltado pelos críticos foram as suspeitas de superfaturamento nas obras dos Jogos Pan-Americanos de 2007. O Rio de Janeiro terá de superar as suspeitas de que fará uma edição de Jogos Olímpicos com contas transparentes.
Um dos maiores símbolos do esporte brasileiro, Edson Arantes do Nascimento, o rei do futebol Pelé chorou depois do anúncio de que o Rio de Janeiro irá receber os Jogos Olímpicos de 2016. Mas não foi apenas o ex-jogador que desabou em lágrimas. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e todos os políticos presentes no local também se emocionaram. O presidente do Comitê Olimpico, Jacques Rogge, fez o anúncio, que foi motivo de festa na platéia do local da cerimônia, na Dinamarca, nesta sexta-feira. O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, o prefeito Eduardo Paes, o ministro do Esporte, Orlando Silva, e todos os membros do Comitê de Candidatura Rio 2016 que participaram da cerimônia comemoram a vitória da cidade brasileira com uma bandeira verde e amarela nas mãos.
O presidente Luis Inácio Lula da Silva chorou compulsivamente depois de assinatura do contrato que confirma oficialmente os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. As lágrimas não pararam durante o discurso de Carlos Arthur Nuzmann, presidente do COB (Comitê Olímpico Brasileiro). O chefe de Estado já havia se emocionado muito no momento do anúncio que o Rio irá receber a primeira Olimpíada na América do Sul. "Eu pensava que não tinha mais motivo para ter emoção. Porque já participei de tanto evento, encontrei tantas personalidades. Eu era o mais chorão de todos", disse Lula.
Em sua terceira tentativa, o Rio de Janeiro conseguiu o direito de sediar os Jogos Olímpicos. O sucesso da nova empreitada, segundo Jacques Rogge, presidente do COI, se deveu principalmente porque a candidatura brasileira soube corrigir seus erros. Antes doa jogos de 2016, Rio de Janeiro concorreu em 2004 e 2012, mas foi derrotado por Atenas e Londres, respectivamente.
---
veja também;

Nenhum comentário: