quinta-feira, 1 de outubro de 2009

RIBEIRA - 423


- FESTA CHINESA -
Começou às 20 horas de hoje, 1º de outubro, na Praça Tiananmen, a Festa da Confraternização em comemoração do 60º Aniversário da República Popular da China. Cerca de 60 mil pessoas participaram das apresentações. O presidente chinês, Hu Jintao, e outros líderes do país estiveram na celebração. Ao som da canção"Minha Pátria", tocada no trompete, começou a primeira fase da festa em homenagem aos 60 anos da Nova China. O cubo de luz mostrou uma retrospectiva dos acontecimentos históricos do país desde 1949 até 2009. A segunda parte do festival começou ao som da música "Hoje é seu aniversário".Os artistas do "Cubo de Luz" juntaram-se para formar a imagem de um grande pombo voador. O pano de fundo de fogos de artifício brilhou de novo às 20h54 na Praça Tian'anmen, centro de Beijing (Pequim), pintando no céu o "caminho celeste no planalto de neve" para abrir a 3ª parte da festa em homenagem ao 60ª aniversário da fundação da República Popular da China, intitulada "Nesta Vasta Terra". A famosa cantora Peng Liyuan abriu a 4ª parte da festa comemorativa pela Data Nacional com a canção "No Caminho ao Sol", obra produzida especialmente para a ocasião. Ao todo, 60 pombos da paz feitos com fogos de artifício "revoaram" entre a Avenida Chang'an e a praça Tian'anmen, centro de Pequim, expressando as felicitações dos chineses à pátria e o desejo de paz mundial.
A mentalidade de que é possível uma nação se erguer e se destacar entre outros países é o principal legado da Revolução Chinesa. No entanto, apesar da impressão de superação devido ao vigor econômico atual do país asiatico, a China enfrenta críticas da comunidade mundial por restringir as liberdades de seus cidadãos.
Em 1º de outubro de 1949, o líder comunista Mao Tsé-tung anunciava a fundação da República Popular da China na praça Tian'anmen, em Pequim. A China era um país pobre e agrário que desde o século 19 sofria com as ações imperialistas de grandes nações europeias e também do Japão, contra quem os comunistas lutaram na Segunda Guerra Mundial. Mas a luta na China não era só externa. Depois de ajudar a derrotar os japoneses, os comunistas concluiram uma guerra civil contra os nacionalistas, em que milhares de homens pegaram em armas. Mao estava à frente deles como líder do Partido Comunista Chinês. Mao tentou promover uma rápida industrialização no país, com o plano Grande Salto paraa Frente, em 1958. A ideia era que cada vilarejo chinês produzisse alimentos e bens necessários. Maso plano fracassou. Para atingir metas de produção, os chineses dispensaram o conhecimento técnico e não fizeram planejamentos adequados. Além disso, estima-se que cerca de 16,5 milhões de chineses, em sua maioria, camponeses, tenham morrido de fome e doenças causadas por desnutrição. Depois da morte de Mao, em 1976, a economia chinesa começou a ter vigor.
----

Nenhum comentário: