quinta-feira, 2 de outubro de 2008

RIBEIRA - 138

IGREJA DE SANTO ANTÔNIO
padroeiro da cidade de Bento Gonçalves

Quem olha de perto a parte frontal da Igreja de Santo Antonio, por certo há de ver bem no alto da porta prncipal uma marca por demais interessante: o símbolo maçonico. Isto que dizer que a Maçonaria esteve presente na construção desse templo. Bento Gonçalves é um municipio brasileiro do Estado do Rio Grande do Sul. A sua população supera os cem mil habitantes.

Antes de 1870, a área conhecida como Cruzinha era habitada por índios. Em 1875, com a chegada dos primeiros 730 imigrantes italianos, dentre os quais agricultores, ferreiros, sapateiros, marceneiros, alfaiates, carpinteiros foi estabelecida a colonia de Dona Isabel, em homenagem à princesa brasileira Isabel de Bragança. Em 1890, a colonia desmenbrada do município de Montenegro com o nome de Bento Gonçalves em homenagem ao heroi farropilha, Bento Gonçalves da Silva, um militar brasileiro e um dos líderes da Revoluçao Farropilha, que buscava a independencia da província do Rio Grande do Sul do Império de Brasil.

Os colonos encontraram nesta região um clima favorável, semelhante ao europeu, para estabelecer a cultura da videira, que ainda é a predominante na região, no chamado Vale dos Vinhedos. No início do século XX a rede ferroviária chegou à região, facilitando o escoamento da produção de vinho, proporcionando uma base econômica sólida para o município. Entre os anos de 1919 a 1927 ocorreram instalações de luz eletrica, da estação transformadora e da rede de distribuição. É também inaugurado o Hospital da cidade.

Em 1950, a população era de 22.600 habitantes. As principais atividades econômicas eram as do setor agrícola. Contudo, começaram a surgir várias indústrias, como acordeões, laticinios, móveis, curtume, fábrica de sulfato e vinícolas.. Em 1967, Bento Gonçalves passa por uma grande transformação, por marco histórico.. Com a colaboração de fortes lideranças e a ajuda de toda a comunidade, surge o I FENAVINHO. O município foi visitado pela primeira vez por um Presidente da Republica, o o seu principal produto, o vinho, a força de sua economia é divulgada em todo o Brasil, tornando a cidade conhecida nacional e internacionalmente.

Santo Antônio, conhecido como o santo casamenteiro e das causas impossiveis, um dos mais populares santos da Igreja Católica, é comemorado no dia 13 de junho. E a cidade de Bento Gonçalves, localizada na serra gaúcha celebra todos os anos o evento religioso mais importante de municipio e o mais antigo da região. Santo Antônio é o padroeiro da cidade. A primeira ediçao da festa de Santo Antônio foi realizada em junho de 1878. apenas tres anos depois da chegada dos primeiros colonos italianos à Serra gaucha.


Nenhum comentário: