domingo, 26 de outubro de 2008

RIBEIRA - 164

MONA LISA
PINTURA DE LEONARDO DA VINCI
O Museu do Louvre, instalado no Palácio do Louvre, em Paris, é um dos maiores e mais famosos museus do mundo. Localiza-se no centro de Paris, entre o rio Sena e a Rue de Rivoli. Seu pátio central, ocupado agora pela pirâmide de vidro, encontra-se na linha central dos Champs-Élysées, e dá forma assim ao núcleo onde começa o Eixo Histórico. É onde se encontra a Mona Lisa, a Vitória de Samotrácia, a Venus de Milo, enormes coleções de artefatos do Egito antigo, da civilização greco-romana, artes decorativas e aplicadas, e numerosas obras-primas dos grandes artistas da Europa como Ticiano, Rembrandt, Michelângelo, Goya e Rubens, numa das maiores mostras do mundo da arte e cultura humanas. O Louvre é gerido pelo estado francês. Foi o museu mais visitado do mundo em 2007, com 8,3 milhões de visitantes
O primeiro real "Castelo do Louvre" neste local foi fundado por Felipe II em 1190, como fortaleza para defender Paris a oeste contra os ataques dos Vikings. No século seguinte, Carlos V transformou-o num palácio, mas Francisco I e Henrique II rasgaram-no para baixo para construir um palácio real; as fundações da torre original da fortaleza estão sob a Sala das Cariátides agora.
As transformações nunca cessaram na sua história, e a antiga fortaleza militar medieval acabaria por se transformar um colossal complexo de prédios, hoje devotados inteiramente à cultura. Dentre as mais recentes e significativas mudanças estão a transferencia para outros locais de órgãos do governo, abrindo grandes espaços novos para exposições. O acervo do Museu do Louvre possui mais de 380 mil ítens e mantém em exibição permanente mais de 35 mil obras de arte. Com mais de 50 mil objetos, que atestam o profundo interesse francês na área da egiptologia no século XIX, abrange os períodos desde o Egito Antigo até a arte copta, incluindo os períodos helenístico, romano e bizantino.
Concentrado nas peças de escultura criadas antes de 1850 que não se enquadram no departamento de antiguidades etruscas, gregas e romanas. Desde o início o Palácio do Louvre foi um depósito de obras escultóricas, mas a sistematização de suas peças só aconteceu depois de 1824. Seu acervo primitivo era na verdade reduzido a cerca de 100 peças, por causa da mudança da corte de Versalhes, e assim permaneceu até 1847. A partir de 1871, a representação de esculturas cresceu, especialmente em peças francesas. O conjunto de esculturas da França oferece um painel amplo e farto desta modalidade de arte desde a Idade Média até meados do século XIX, com uma grande seção de retratos e bustos oficiais. A Idade Média é ricamente ilustrada com fragmentos de arquitetura e estatuária sacra, em grande parte anônima.

Nenhum comentário: