segunda-feira, 13 de outubro de 2008

RIBEIRA - 152

BEETHOVEN
Ouvir as obras de Ludwig van Beethoven é um privilégio para muitas ou mesmo, inúmeras pessoas. O músico nasceu a 16 de dezembro de 1770, tendo morrido a 26 de março de 1827, ainda jovem, aos 57 anos de idade, porém, já inteiramente surdo. Beethoven foi um compositor erudito alemão, do período da transição entre o Classicismo e o Romantismo do século XIX. É considerado um dos pilares da música ocidental, pelo incontestável desenvolvimento, tanto da linguagem, como do conteúdo musical demostrado nas suas obras, permanecendo como um dos compositores mais respeitados e mais influentes de todos os tempos.
Beethoven foi batizado em 17 de dezembro de 1770, tendo nascido presumivelmente no dia anterior, na Renânia do Norte (Alemanha). Sua família era de origem flamenga, cujo sobrenome significava horta de beterrabas e no qual a partícula "van" nao indicava nobreza alguma. Seu avô, Lodewijk van Beethoven - também chamado Luis na tradução - de quem herdou o nome, nasceu na Antuérpia, em 1712, e emigrou para Bonn, onde foi maestro de capela do príncipe eleitor. Descendia de artistas , pintores e escultores, era músico e foi nomeado regente da Capela Arquiepiscopal na corte da cidade de Colônia.. Na mesma capela, seu filho, o pai de Ludwig, era tenor e também lecionava. Foi dele que Beethoven recebeu as primeiras lições de música, o qual pretendeu afirmar como menino prodígio ao piano, tal seria a facilidade demonstrada desde muito cedo para tal. Por isso o obrigava a estudar música todos os dias, durante muitas horas, desde os cinco anos de idade. No entanto, seu pai terminou consumido pelo alcool, pelo o que a sua infância se manifestou como infeliz, por isso.
Ludwig nunca teve estudos muito aprofundados, mas sempre revelou um talento excepcional para a música. Com apenas oito anos de idade, foi confiado a Christian Gottlob, o melhor mestre de cravo da cidade, que lhe deu uma formação musical sistemática e lhe deu a conhecer os grandes mestres alemães da música. Aos dez anos, o garoto dominava todo o repertório de Johann Sebastian Bach e era conhecido como o segundo Mozart. Compôs as suas primeiras peças aos onze anos de idade, iniciando a sua carreira de compositor, de onde se destacam alguns Lieds, o que significa "canção". Os seus progressos foram de tal forma notáveis que, em 1784 já era organista-assistente da Capela Eleitoral, e pouco tempo depois, foi violoncelista na orquestra da corte e professor, assumindo já a chefia da família, devido a doença do pai - alcoolismo. Foi neste ano que conheceu um joven Conde de Waldstein, a quem mais tarde dedicou algumas de suas obras, pela sua amizade. Este, percebendo o seu grande talento, enviou-o, em 1787, para Viena, a fim de ir estudar com Joseph Haydn. O Arquiduque de Áustria, Maximiliano, subsidiou então os seus estudos. No entanto, teve que regressar pouco tempo depois, assistindo à morte de sua mãe. A partir daí, Ludwig, com apenas dezessete anos de idade, teve que lutar contra dificuldades financeiras, já que seu pai tinha perdido o emprego, devido ao seu elevado grau de alcoolismo. Foi o regresso a Viena que o motivou a um curso de literatura.. Foi ai que teve o seu primeiro contacto com Ideais da Revolução Francesa, com o Iluminismo e com um movimento literário romântico. Foi em 1792, já com 21 anos de idade, muda-se para Viena onde permanece o resto de sua vida. Foi, também, em Viena que lhe surgiram os primeiros sintomas de sua grande tragédia. Foi-lhe diagnosticado que Ludwig, com os seus 26 anos de idade, sofria de uma congestão dos centros auditivos internos, o que lhe transtornou bastante o espírito, levando-o a isolar-se e a grandes depressões, chegando a pensar em suicidar-se. A doença progredia e aos 46 anos de idade Beethoven estava praticamente surdo.De 1816 até 1827. ano de sua morte, ainda conseguiu compor cerca de 44 obras musicais. Ao morrer, a 26 de março de 1827, estava a trabalhar numa nova sinfonia, assim como projetava escrever um Requiem.

Nenhum comentário: