segunda-feira, 27 de outubro de 2008

RIBEIRA - 165

TRIO YRAKITAN
O Trio Irakinta, que significa na língua tupi "Mel Verde" é um conjunto vocal originalmente formado por Gilvan Bezerril, Edinho e João Costa. O Trio foi formado no ano de 1948 e se apresentava nos programas de auditório da Rádio Poty, fazendo relativo sucesso, até porque era um conjunto novo e só conhecido em Natal. O início foi uma época difícil para os tres rapazes, bem novos, por sinal. Com o tempo passando, o trio teve a oportunidade de conhecer Recife, onde fez grande sucesso. É bom lembrar que Gilvan Bezerril é de Pernambuco, o único da história que ainda hoje está vivo e cantando no seu conjunto. No ano de 1950, o trio iniciou um novo trajeto, partindo para Fortaleza (Ce), Maranhão, Belém, Amazonas e dai seguiu para terras mais distantes, percorrendo toda a América Central. As vezes cantando, outras, não. Foi uma viagem árdua quando Gilvan, Edinho e João Costa, para sobreviver, foram obrigados a comer farinha seca que parecia ter sido misturada com querosene. Não era obrigadoa isso. Mas foi tudo o que acharam em um vagão de trem para comer. Esse trem era de carga e ele pediram passagem ao motorneiro que os colocou em um dos tais vagões. Vida dificil para quem estava acostumado a fazer uma talvez boa refeição, aqui, em Natal (Rn). É bom lembrar que Edinho morava em uma casa de taipa, no centro da cidade, o que mostra que a vida não era lá essas coisas. Era uma casinha, pequena, por sinal. João Costa morava no bairro de Petrópolis, na avenida Hermes da Fonseca, logo no seu inicio. A casa era feita de tijolos, porém, não era tão grande assim. Gilvan, seguia a mesma rotina dos dois amigos.
Na viagem pela América Latina, eles visitaram a Venezuela, Colômbia, Caribe e o México. Com pouco ou nenhum dinheiro, no México eles procuraram uma Rádio e disseram ser brasileiros. Apesar de esperar uns bons momentos, alí, assimilaram toda a cultura méxicana, e passaram a cantar a música popular do Mexico: o bolero. Foi então que o trio formou sucesso: Perfídia, Santa, Amor, Frenezi e tantas outras músicas de que a plateia gostava. Foi então que o Trio Yrakitan desenvolveu a sua técnica de vocalizar que se tornou um conjunto vocal. De volta ao Brasil, em 1954, o Trio veio para Natal, onde foi recebido com estrondoso sucesso, com caminhada em carro aberto desde o Aeroporto de Parnamirim. Por várias vezes, eles deram entrevista na Radio e no Jornal contando o´êxito que tiveram no Mexico, chegando a se apresentar em programas de televisão e fazer pontas em alguns filmes. Eles lamentavam não terem podido trazer nenhuma cópia dos filmes.
De Natal. o grupo seguiu para o Rio de Janeiro, tendo sido contratado pela Radio Nacional. Oseu repertorio era basicamente samba-canções, boleros e músicas que traziam do México. no gênero dos "mariachis". Então, na capital federal, concorrendo com outros conjuntos musicais, o trio chegou a se apresentar em 12 filmes nacionais e fazer sua primeira gravação em disco. Obras importantes, algumas imortais, como "A Velha das Ervas Bentas", composta por Edinho e Gilvan (Paulo Gilvan Duarte Bezerril) em 1956 gravada com outros êxitos populares , como "Negrinho do Pastoreio". Se formos resgatar o que o trio fez na época de sua juventude, iremos encontrar temas memoráveis. "A Velha das Ervas Bentas" é um deles. Edinho soube capitar o que aquela mulher, baixa, de tes não muito clara, conduzindo dois cestos, sendo um na cabeça e o outro no braço, proclamava com a sua voz rouca, o que estava a vender. Juá, jucá, quina-angélica, mutamba, pau-d'alho, marmeleiro, cumaru, mulungu, semente de imbira, amesca, ipepaconha, contra-erva, velame, pião, pimenta, limão. Em tudo isso, feito em verso, despertava Edinho de seu sono quando o dia quase nem clareava. A velha, na rua, vindo ou indo pelas artérias próximas, como a Rua Felipe Camarão, saía a oferecer aquelas ervas bentas para quem quisesse comprar.
Em 1965, Edinho (Edison Reis França) se suicidou. Foi uma lacuna terrivel. Choros e mais prantos derramaram-se. No entanto, o trio sobreviveu com algumas modificações. Houve um tempo que dois conjuntos chegaram a disputar a propriedade do nome. Porem, depois de uma extensa luta na Justiça, Gilvan Bezerril venceu e hoje, ainda, o conjuto se apresenta nas capitais brasileiras
Gilvan - Paulo Gilvan Duarte Bezerril, nascido em Recife, Pe, a 20/10/1930
Edinho - Edison Reis de França, nascido em Natal, Rn, a 14/2/1930
João Costa ou Joaozinho - nascido em Natal, Rn, a 6/2/1930
O trio formou-se com Edinho, no violão; Gilvan, no afoxé, e João Costa, no tantã. O primeiro nome dado ao trio foi Muirakitan, escolhido por Câmara Cascudo. Como na época já havia um trio com o mesmo nome, Câmara Cascudo resolveu criar um neologismo, rebatizando o grupo de Trio Irakitan, que, segundo Gilvan Bezerril, significa mel verde.

Nenhum comentário: