domingo, 19 de outubro de 2008

RIBEIRA - 158

TORRE EIFFEL
CATEDRAL DE NOTRE DAME


Paris é a capital e a maior cidade da França, bem como a capital da região administrativa de Ile-de-France, na bacia parisiense. A cidade é atravessada pelo rio Sena. É a segunda maior metrópole da Europa (só menos populosa que Moscou), e é a maior cidade francófona do mundo. A cidade é conhecida mundialmente como Cidade Luz, devido a ser uma das primeiras cidades a possuir uma iluminação urbana, sendo uma das principais cidades turisticas do mundo. A cidade encanta pela beleza de sua arquitetura, suas perspectivas urbanas e suas avenidas, bem como por seus vários museus. As margens do rio Sena, em Paris, foram inscritas, em 1991, na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.

Tendo sido capital de um império que se estendeu sobre os cinco continentes, Paris continua a reter uma forte posição no cenário mundial, e a ser considerada a capital do mundo francófono. Paris é um pólo comercial, industrial, financeiro e turistico, que tornou a cidade em um dos maiores centros de transportes do mundo.

Paris tirou seu nome do povo gaulês, os Parisii. A palavra Paris sofreu transformações através dos tempos - a Cité des Parisii - designação que tinha Lutécia. A origem do nome Parisii não é conhecida com certeza. Pode ser derivada da palavra gauluesa Kwar (pedreira), pela referencia às numerosas pedreiras existentes na região parisiense.

Paris vem sendo ocupada pelo homem durante ao menos 40.000 anos, como testemunha foram achados utensílios de pedra talhada na margem do rio Sena. As espetaculares descobertas arqueológicas foram feitas no 12º arrondissement em 1991 onde vestígios atestam a mais velha ocupação humana sobre o território de Paris. Em Bercy, foram descobertos traços de uma vila do período chasséenne (entre 4.000 e 3.800 a.C.). No ano de 52 a.C. os romanos fundaram uma cidade no mesmo lugar ondeos Parisii tiveram a sua aldeia e expandiram-na em ambas as margens do rio Sena, chamando-a de Lutécia. A cidade galo-romana cresceu nos séculos seguintes tornando-se próspera e foram construidos alí palácios, um forum, um teatro e um anfiteatro. O colapso do Império Romano começou no século III com as invasões germânicas. Por volta de 400 d.C. Lutécia estava abandonada pelos seus habitantes: possuía somente uma pequena ocupação dentro da ilha central do rio Sena (Ile de la Citè).

Em 508, o rei franco Clóvis I conquistou Paris. Pouco depois se converteu ao catolicismo e acabou estendendo seu domínio por toda a antiga província Galo-Romana, dando início ao território que se tornaria a França. Durante as guerras religiosas, Paris passou a ser dominada pelo Partido Católico, iniciado com o massacre da noite de São Bartolomeu em 24 de agosto de 1572. A corte só foi restabelecida em 1594. Um século mais tarde, Paris viu-se ao centro da Revolução Francesa mercada em seu inicio pela Queda da Bastilha em 14 de julhode 1789.

A Paris que conhecemos hoje é uma das maiores cidades do planeta. Paris é uma referencia global de qualquer conversa ou assunto que inclua o bom gosto, sofisticação e política, como dizem os franceses.

Nenhum comentário: