sexta-feira, 3 de outubro de 2008

RIBEIRA- 139

A CEIA LARGA
para muita gente, está é a Ceia Larga
No entanto, o seu verdadeiro nome é
A Ultima Ceia
Quem não tem esse quadro em sua casa? Esta é a reunião de Jesus com os seus 12 apóstolos pouco antes de ser entregue a Poncio Pilatos. Esta foi, desse modo, a sua ultima ceia com todos os seus amigos. Há quem diga que na pintura tem a presença de Madalena.
A Ultima Ceia é a pintura de Leonardo da Vinci para o seu protetor, o Duque Lodovico Sforza. Representa para alguns, a cena da ultima ceia de Jesus com os seus apóstolos antes de ser preso e crucificado como descreve a Bíblia. É um dos maiores bens conhecido e estimado do mundo. Ao contrário de muitas outras valiosas pinturas, nunca foi possuída particularmente porque não pode ser removida do seu local de origem já que está pintada sobre a parede do refeitório do convento de Santa Maria delle Grazie, em Milão, capital da região da Lombardia, na Itália.
O trabalho que o Duque mandou construir para, entre outras coisas, servir de lugar para sepultar seus familiares. O tema era uma tradição para refeitórios, mas a interpretação de Leonardo deu um maior realismo e profundidade ao lugar. Leonardo da Vinci passou grande parte desses três anos dando atenção integral a esta pintura o que era fato raro para um pintor versátil e do seu quilate. Sofreu agressões ao longo do tempo desde a abertura de uma porta pelos padres até ao bombardeio aéreo da Segunda Guerra Mundial.
Parcialmente pintada na forma tradicional de um afresco com pigmentos misturados com gema de ovo ao reboco úmido incluindo também um veículo de óleo ou verniz. Da Vinci testou uma nova técnica à solução das tintas com predominãncia da têmpera não sendo muito feliz. Não foi testada suficiente não se ajustando as condições climáticas da região e antes que o painel estivesse pronto, apareceram pontos deteriorados que se agravaram durante os anos. A humidade natural da parede, diluindo as tintas, vem causando danos a esta obra-prima. Esta pintura, Leonardo escolheu se baseando em João 13:21, quando Jesus anuncia aos doze apóstolos que alguém, entre eles, o trairia. Essa obra, na história evangélica, é considerada a mais dramática de todas.
Ao centro, o Cristo é representado com os braços abertos, em um gesto de resignação tranquila, formando um eixo central da composição. São representadas as figuras dos discipulos em um ambiente que, do ponto de vista de perspectiva, é exato.Nos desenhos preparatórios Leonardo copiou inclusive a posição de um dos apóstolos debruçado sobre a mesa, possivelmente triste ou abatido ou, na descrição da cena nos Evangelhos, recostado sobre o colo ou ombro de Cristo que segundo exegetas seria João e que foi também o primeiro a saber da futura traição de Judas.
Uma outra interpretação tem sido disseminada por Dan Brown, autor do livro O Código Da Vinci, de que o discipulo à direita de Jesus Cristo, João, seria na verdade Maria Madalena, descrita no Novo Testamento como uma das discípulas mais devotas de Jesus. Suas feições femininas e traços delicados seriam indicações disso. Pela simetria nas roupas de Jesus e de Maria. os dois poderiam formar um casal. Segundo ele, notar-se-ia que as cores das roupas de Maria e de Jesus são opostas. Maria usa um vestido azul e uma manta vermelha e Jesus uma veste vermelha e uma manta azul o que pode ter um equilibrio entre o masculino e o feminino. Ao lado de Maria Madalena, Pedro estaria curvado de uma maneira ameaçadora, e a mão em direção ao pescoço dela em um gesto negativo ou de morte.Dan Brown busca deixar dúvidas no ar sugerindo que Pedro sentia ciúmes pelo fato de Jesus confiar a Maria Madalena mais responsabilidade que a seus apóstolos. Dan Brown deixa claro, também, que a imagem da suposta Maria Madalena é movida de modo a ficar à direita de Jesus, demonstrando uma precisão incontestavel na pose que se forma. Fica nitida a imagem de Maria Madalena com a cabeça apoiada sobre o ombro de Jesus, como um casal. É de se supor que no espaço entre Maria e Jesus há um símbolo que se parece com a letra "V", símbolo sagrado feminino, também chamado de Cálice.Por conseguinte, Leonardo da Vinci pretendeu representar no seu quado o tradicional "Calice Sagrado", Jesus e Maria Madalena. Desse modo, Madalena poderia ser a companheira (casada ?) de Jesus Cristo.

Nenhum comentário: