terça-feira, 21 de outubro de 2008

RIBEIRA - 160

OS FARRAPOS
O nome do Estado do Rio Grande do Sul originou-se de uma série de erros e discordâncias cartográficas, quando se acreditava que a Lagoa dos Patos fosse a foz do Rio Grande, que já era demonstrado em mapas neerlandeses, dácadas antes da colonização portuguesa na região. Pelo que se sabe até agora, o primeiro cartógrafo dos Paises Baixos a registrar a Lagoa dos Patos, ainda considerada o Rio Grande foi Frederick de Wit, em seu atlas de 1670. Por volta de 1720, açorianos vindos de Laguna vieram à região de São José do Norte buscar o gado cimarrôn vindo das missões, possibilitando a posterior fundação de Rio Grande, em 1737. A partir do nome do município, surgiu também o nome do Estado do Rio Grande do Sul.
Durante o século XIX, o Rio Grande do Sul foi palco de revoltas federalistas, como a Guerra dos Farrapos (1835-45) e participou da luta contra as Rosas e da Guerra do Paraguai. As disputas politicas locais foram acirradasno inicio da República e só no governo de Getulio Vargas, em 1928, o Estado foi pacificado.
Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha são os nomes pelos quais ficou conhecida uma revolução ou guerra regional de caráter republicano contra o governo imperial do Brasil. Foi de 1835 a 1845: é o conflito armado mais duradouro que ocorreu no continente americano. A revolução que originalmente não tinha caráter separatista, influenciou movimentos que ocorreram em outras províncias brasileiras: irradiando influência para a Revolução Liberal que viria ocorrer em São Paulo em 1842 e para a Revolta denominada Sabinada na Bahia em 1837, ambas de ideologia do Partido Liberal da época, moldado nas Lojas Maçônicas. Inspirou-se na recém finda guerra da independencia do Uruguai, mantendo conexões com a nova república do Rio da Prata, além de províncias independentes argentinas, como Corrientes e Santa Fé. Chegou a expandir-se à costa brasileira, em Laguna, com a proclamação da República Juliana e ao planalto catarinense de Lages. A questão da abolição da escravatura também esteve envolvida, organizando-se exércitos contando com homens negros que aspiravam liberdade.
Farrapos ou farroupilhas eram chamados todos ose que se revoltaram contra o governo imperial, e que culminou com a Proclamação da República Rio-Grandense. No ano de 1835 os ânimos políticos estavam exaltados. O descontentamento de estancieiros, liberais, industriais do charque e militares locais promoviam reuniões em casas de particulares
Na guerra que se seguiu, surge a figura de Anita Garibalbe, natural de Laguna. Ela veio a ser considerada heroina, por seu destemor perante o perigo, lutando lado-a-lado como fez na Itália onde também é considerada heroina. A guerra prosseguiu entre altos e baixos até o dia 1º de março de 1845 quando foi assinado o tratado de paz: o Tratado de Poncho Verde. Mesmo assim, ainda hoje, o cumprimento desse tratado suscita discussões. Dos escravos sobreviventes alguns acompanharam uma parte do Exército, no exilio até o Uruguai. Outros escravos foram incorporado ao Exécito Imperial e muitos foram vendidos novamente como escravos no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: