quinta-feira, 23 de outubro de 2008

RIBEIRA - 162

ADOLF HITLER
Adolf Hitler foi o lider do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, também conhecido por Nazi, sendo ainda oposição aos sociais-democratas, os Sozi. Hitler se tornou chanceler e, posteriormente, ditador alemão. Era filho de um funcionário de alfândega de uma pequena cidade fronteiriça da Austria com a Alemanha. As suas teses racistas e anti-semitas e os seus objetivos para a Alemanha ficaram patentes no seu livro de 1924, Mein Kampf (Minha Luta). Documentos apresentados durante o Julgamento de Nuremberg indicam que, no período em que Adolf Hitler esteve no poder, grupos minoritários considerados indesejados - tais como Testemunhas de Jeová, eslavos, poloneses, ciganos, negros, homossexuais, deficientes físicos e mentais e judeus - foram perseguidos no que se convencionou chamar de Holocausto. Os documentos reunidos indicam ainda que, enquanto a maior parte das vítimas foi submetida à Solução Final, outros foram usados em experimentos médicos. Hitler seria derrotado apenas pela intenção externa do grupo de países denominado "Aliados", no prosseguimento da Segunda Guerra Mundial. Tal grupo faz-se notável por ser constituido pelos principais representantes dos sistemas capitalista e socialista, entre os quais a URSS e os Estados Unidos, união esta que se converteu em oposição no período conhecido como a Guerra Fria. A Segunda Guerra Mundial acarretou a morte de um total estimado em 50 ou 60 milhões de pessoas. Adolf Hitler cometeu suicidio no seu quartel-general, em Berlim, a 30 de abril de 1945, enquanto o Exercito soviético combatia as duas últimas tropas berlinenses. Hitler era canhoto, sofria de fotofobia, abstêmio e falava um alemão com sotaque típico dos suburbios de Viena, capital da Áustria. Vários historiadores afirmam que Hitler era vegetariano. Sabe-se que Hitler foi colocado sob dieta vegetariana pelos médicos, como uma terapia para sua flatulência e outros problemas estomacais. Apesar da dieta proposta pelos médicos, a maioria dos autores diz que Hitler os tapeava comendo carne de tempos em tempos. Aparentemente, a fama de que ele era um vegetariano convicto se deve a Joseph Goebbels, Ministro da Propaganda, que percebeu aí uma oportunidade de mostrá-lo como santo. Independente de ser vegetariano ou não, sabe-se que ele adorava doces, se empanturrava de chocolate e comia porções enormes de bolo. Hitler não admitia que seus oficiais e aliados fumassem. Centa vez, tentou impedir Goring de fumar, defendendo que "quando se posa para um monumento, não se pode estar com um cigarro na boca". Certa vez, durante o outono de 1939, Heinrich Hoffmann trouxe-lhe fotos em que Stalim aparecia com um cigarro na mão. Hitler proibiu sua publicaçao, afirmando que seu interesse de colega por Stalim impedia-o de "prejudicar a imagem grandiosa do estilo de vida do ditador".
Adolf Hitler morava numa pequena localidade perto de Linz, na provincia da Alta-Áustria, próximo da fronteira alemã. Ele nasceu em Braunau am Inn, a 20 de abril de 1889. O seu pai, Alois Hitler, que nascera como filho ilegítimo, era funcionário da alfandega. Até aos seus quarenta anos, o pai de Hitler, Alois, usou o sobrenome da sua mãe. Em 1876, passou a empregar o nome do pai adotivo, Johann Georg Hiedler, cujo nome teria sido alterado para "Hitler" por erro de um escrivão, depois de ter feito diligências junto de um sacerdote responsavel pelos registros de nascimento para que fosse declarada a paternidade, já depois da morte do seu padrasto. Adolf Hitler chegou a ser acusado de não ser um Hitler. A própria propaganda aliada fez uso destas acusações ao lançar varios panfletos sobre diversas cidades alemãs com a frase "Heil Schicklgruber", sobrenome da mãe de Alois - ainda que estivesse relacionado, de fato, aos Hiedler por parte de sua mãe.
A mãe de Hitler, Klara Hitler, era prima em segundo grau do seu pai. Este trouxe-a para a sua casa para tomar conta dos seus filhos, enquanto a sua outra mulher, doente e prestes a morrer, era cuidada por outra pessoa. Depois da morte desta, Alois casou-se, pela terceira vez, , com Klara, depois de ter esperado meses por uma permissão especial da Igreja Católica, concedida exatamente quando Klara já se mostrava visivelmente grávida. No total, Klara teve seis filhos de Alois. No entanto, apenas Adolf, o quarto, e sua irmã mais nova, Paula, sobreviveram à infância.

Nenhum comentário: