segunda-feira, 20 de outubro de 2008

RIBEIRA - 159

COLISEO DE ROMA

A história de Roma remonta a 2.800 anos atrás, desde o nascimento de uma pequena povoação na Itália no século VIII a.C. que se tornou o centro de uma vasta civilização que dominou a região Mediterrânica durante séculos, e que seria derrubada por algumas tribos germânicas, dando início à era historiográfica da Idade Média. Tornar-se-ia mais tarde sede da Igreja Católica Romana e, por pressão das circunstâncias políticas, seria obrigada a ceder parte de si, no seu interior, para formar um estado independente, a Cidade do Vaticano. Continuou, no entanto, a desempenhar um papel importante na política global, tal como o fez a cultura dos povos europeus durante milênios.

A Roma Antiga foi uma civilização que se desenvolveu a partir da cidade-estado de Roma, fundada na península itálica durante o século VIII a.C. Durante os seus doze séculos de existência, a civilização romana transitou da monarquia para uma república oligárquica até se tornar um vasto império que dominou a Europa Ocidental e ao redor de todo o mar Mediterrâneo através da conquista e assimilação cultural. No entanto, um rol de fatores sócio-políticos iria agravando o seu declínio, e o império seria dividido em dois: A metade ocidental, onde estavam incluidas a Hispânia, a Gália e a Itália, entrou em colápso definitivo no século V e deu origem a vários reinos independentes; a metade oriental, governada a partir de Constantinopla passou a ser referida como Império Bizantino a partir de 476 d.C., data tradicional da queda de Roma e aproveitada pela historiografia para demarcar o início da Idade Media.

A etimologia do nme da cidade é incerta, e são várias as teorias que nos chegam desde a Antiguidade: a menos provável indica-nos que deriva da palavra grega Róme, que significa "bravura", "coragem"; mais provável é a ligação com a raiz "seios", com possível referência a uma loba que seria adotada pelos gêmeos Rómulo e Remo que segundo se pensa, seriam descendentes dos povos de Lavínio. Rômulo mataria o seu irmão e fundaria Roma. Nas últimas décadas, os progressos na língua etrusca e na arqueologia na Itália reduziram as probabilidades destas teorias, introduzindo novas hipóteses possiveis. Sabe-se, atualmente, que o etrusco era falado desde a região que se tornaria mais tarde na provincia romana de Récia, nos Alpes até à Etrúria, incluindo o Lácio e toda a região para o Sul, até Cápua. As tribos itálicas entraram no Lácio a partir de uma região montanhosa no centro da peninsula itálica, vindos da costa oriental. Apesar das circunstâncias dafundação de Roma, a sua população original era, por certo uma combinação da civilização etrusca e povos itálicos, com uma provavel predominância de etruscos. Gradualmente a infiltração itálica aumentaria, ao ponto de predominar sobre os etruscos. As civilizações etruscas seriam assimiladas pelas itálicas, dentro e fora de Roma.


Nenhum comentário: