quinta-feira, 9 de outubro de 2008

RIBEIRA - 149

CLEÓPATRA

Certa vez, no escritório do meu tio Zeca - José Leandro - estava sentado na cadeira de frente a ele, do outro lado do balcão onde eu ficava, Gastão, amigo do meu tio que levava um livro muito bem ilustrado com uma foto de uma mulher na capa, cujo nome era Cleópatra, em letras bem amplas, estilo egipcio, em um acabamento impecavel. Gastão não falou sobre o livro. Apenas procurou os jornais do dia para passar uma vista. De minha parte, eu nada perguntei a ele sobre aquele livro. Apenas observei o volumoso exemplar, e nada mais. Passado o tempo, uma revista de circulação nacional trazia a foto de uma atriz que fez o papel de Cleópatra. Uma mera coincidência, apesar do tempo que passou.

Então, lendo o artigo vi que, de fato era a mesma Cleópatra, a última rainha da dinastia de Ptolomeu, general que governou o Egito após a conquista daquele pais pelo rei Alexandre III da Macedonia. Ela era filha de Ptolomeu XII e de Cleópatra V. O nome Cleópatra significa "glória do pai".

Ela foi uma das mulheres mais conhecidas da história da humanidade e um dos governantes mais famosos do Egito, tendo ficado conhecida somente como Cleópatra - ainda que tenha existido várias outras Cleópatras além dela e que a história quase não cita. Nunca foi detentora única do poder em sua terra natal - de fato co-governou sempre com um homem ao seu lado: o seu pai, o seu irmão e, depois, com seu filho. Contudo, em todos estes casos, os seus companheiros eram apenas reis titularmente, mantendo ela a autoridade de fato. Cleopatra VII nasceu em 69 a.C., na cidade de Alexandria. Embora fosse egipcia por nascimento, pertencia a uma dinastia macedônica que se estabeleceu no Egito em 305 a.C. Apesar da origem estrangeira da dinastia à qual pertencia, Cleópatra foi a única da sua dinastia a dominar a lígua egipcia. A lenda fez de Cleópatra uma mulher bonita e sexualmente liberta. Para além do egipcio, Cleópatra falava sete ou oito línguas, entre as quais o grego, o arameu, o etíope, a lingua dos Medas, o hebraico e o latim. Antes de falecer em 51 a.C., Ptolomeu nomeou seus filhos , Cleópatra e Ptolomeu XIII, como novos soberanos do Egito. Cleópatra casou com seu irmão que teria 15 anos de idade. Desde o inicio Cleópatra compreendeu que Roma era a nova potência do Mediterraneo e caso desejasse manter-se no poder deveria manter relações amigáveis com ela. Em 42 a,C. Marco Antônio que governava Roma após o vazio governativo causado pela morte de Cesar, convocou-a a encontrá-lo em Tarso para ela responder a ele sobre a ajuda que ela prestara a Cassio, um dos assassinos de Cesar. Cleópatra chegou com grande pompa e circunstância, que encantou Antônio. Passaram o inverno de 42 e 41 em Alexandria. Ficou grávida pela segunda vez, desta vez com gêmeos que tomariam o nome de Cleópatra Selene e Alexandre Hélio. Quatro anos depois Antônio visitou de novo Alexadria e recomeçou então a sua relação com Cleópatra, passando a viver em Alexandria. É possivel que se tenha casado com Cleópatra segundo o rito egipcio. Então, Cleópatra deu à luz outro filho, Ptolomeu Filadelfo. Cleópatra também recebeu o título de Rainha dos Reis. Somente em 31 a.C., quando o Senado romano declarou-lhe guerra após uma derrota naval de Áccio, Cleópatra cometeu suicidio se deixando picar por uma serpente em Alexandria no ano de 30 e o Egito tornou-se inteiramente uma província romana.


Nenhum comentário: