segunda-feira, 2 de novembro de 2009

RIBEIRA - 357

- CEMITÉRIO -
Hoje, é o Dia dos Mortos, data reverenciada por todos os que já tiveram nessa terra um ente querido. O movimento é intenso desde as primeiras horas do dia em todos os cemiterios de Natal, Rn. Na parte relogiosa, tem Missas e sermões. Na parte da Maçonaria, também tem visitas aos túmulos dos Irmãos que já foram deste mundo. Os Evangélicos fazem igualmente suas orações e os Judeus não deixama de ir prestar a sua homenagem aos pais, irmãos ou filhos. É um movimento gigante e tranquilo nesse triste e amado Dia de Finados com todos aqueles que procuram rezar um tanto contrito no túmulo de um velho ou moço amigo ou antepassado que se encontra naquele local de silêncio e pura meditação. Os túmulos foram refeitos nos dias que antecederam a 2 de Novembro para que, hoje, tudo estivesse em perfeita harmonia. As lágrimas dos que ainda estão vivos não deixam de cair sorrateiras e tranquilas como se depusessem um óbulo à memoria daqueles que não estão mais nessa vida. Os Espíritas recomendam orações de paz e harmonia para todos os entes que tanto fizeram de paz e de benção para os seus eternos e carinhosos filhos, filhas, sobrinhos, sobrinhas, pais, mães, irmõs e irmãs.
Ramalhetes do rosas, flores, dálias, lírios declinam o seu inebriante perfume por todo o recanto do campo santo por onde habitam os que passaram dessa vida. Os mausoleus são verdadeiras Igrejas que abrigam os que neles estão. São edifício histórios com estátuas e monumentos. Pode-se ver uma arte tumular feita por artistas cujo seu nome não aparece nass obras e monumentos sacros. Esculturas em tamanho natural abrigam os seus adormecidos persoganes. São esculturas de uma mulher solitária e desolada que deixa as pessoas a pensar o quanto foi, na verdade, aquela vida quando viva. As necrópoles tomam o cuidado de cada um dos seus eternos jazigos conservar-se impecavelmente limpos e ternamente cuidados. Graças alcançadas são vistas ao derredor dos mausoleus em vias límpidas. A limpeza e a conservação são pontos impressionantes de cada um dos cemiterios de Natal. Há uma organização formal para que todos possam visitar os túmuos bem mais procurados pelos que frequentam tais recintos. Túmulos e muitas obras famosas feitas por seus anônimos artistas. Escultura em broze sobre granitos são deveras visitados pelos que tem uma forte admiração por todo aquele histórico de sua cidade. O caso das figuras bíblicas, com Jesus, Maria e José, são as mais vistas durante o dia de hoje nos mausoleus da capital. Em um tumulo do Alecrim se pode descotinar a vista de uma coroa trazida uma escultura de mulher mostrado a vitória do ventre. Em outro, um anjo com um manto que sugere asas.Nostalgia é sempre presente nos mausoleus dos cemitérios da cidade. Não importa se a escultura esteja em êxtase em um véu translúcido porque tudo é de extrema delicadeza. Tudo é de pura riqueza e fascinantes histórias. Histórias de muitas décadas.
---
Veja tembém:

Um comentário:

Silvana Nunes .'. disse...

Navegando sem ruma com a intenção de divulgar o meu blog, cheguei até você e gostei do que vi, tanto que pretendo voltar mais vezes. No momento estou impedida de fazer leituras muito extensas, pois a claridade da tela do computador está prejudicando um pouco a minha visão, devo tomar cuidado. Em breve resolverei esse problema. Bem, já que estou aqui aproveito para convidar a conhecer FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... em http://www.silnunesprof.blogspot.com
Se gostar, siga-me.
Por hoje fico por aqui, Espero nos tornarmos bons amigos.
Que a PAZ e o BEM te acompanhem sempre.
Saudações Florestais !