quinta-feira, 5 de novembro de 2009

RIBEIRA - 361

- CELTAS -
Celtas é designação dada a um conjunto de povos, organizados em múltiplas tribos, pertencentes à família linguistica indo-europeia que se espalhou pela maior parte do noroeste da Europa a partir do segundo milénio a.C. A primeira referência literária aos celtas foi feita pelo historiador grego Hecateu de Mileto, no século VI a.C. Boa parte da população da Europa ocidental pertencia às etnias celtas até a eventual conquista daqueles territórios pelo Império Romano; organizavam-se em tribos, que ocupavam o território desde península ibérica até a Anatólia. A maioria dos povos celtas foi conquistada, e mais tarde integrada, pelos Romanos, embora o modo de vida celta tenha, sob muitas formas e com muitas alterações resultantes da aculturação devida aos invasores e à posterior cristianização, sobrevivido em grande parte de território por eles ocupado.
Existiam diversos grupos celtas compostos de várias tribos, entre eles os bretôes, os gauleses, os escotos, os eburões, os batavos, os belgas, os gálatas, os trinovantes e os caledônios. Muitos destes grupos deram orígem ao nome das províncias romanas na Europa, as quais que mais tarde batizaram alguns dos estados-nações medievais e modernos da Europa. Os celtas são considerados os introdutores da metalurgia do ferro na Europa, dando orígem naquele continente à Idade do Ferro, bem como das calças na indumentária masculina. Do ponto de vista da independência política, grupos celtas perpetuaram-se até pelo menos o século XVII na Irlanda, país onde por seu isolamento, melhor se preservaram as tradições de orígem celta. Outras regiões européias que também se identificam com a cultura celta são o País de Gales, uma entidade sub-nacional do Reino Unido, a Cornualha, a Gália (França e norte da Itália), o norte de Portugal e a Galiza (Espanha). Nestas regiões os traços linguísticos celtas sobrevivem nos topônimos, nalgumas formas linguísticas, no folclore e nas tradições.A influência cultural celta, que jamais desapareceu, tem mesmo experimentado um ciclo de expansão em sua antiga zona de influência, com o aparecimento de música de inspiração celta e no reviver de muitos usus e costumes conhecidas hoje como Celtismo.
Na Antiguidade os celtas foram conhecidos por três designações diferentes: celtas, gálatas e gauleses. Os celtas da Irlanda e das ilhas Britânicas, nunca foram designados por celtas. Eles eram chamados de "hibérnios" e Bretões, respectivamente, e só começaram a ser chamados de celtas no século XVI. A raiz do termo "celta" aparece como elemento dos nomes próprios natívos da Gália e da península Ibériaca.
---
Veja também:

Nenhum comentário: