segunda-feira, 23 de novembro de 2009

RIBEIRA - 383

- SONHO -
Hoje, cedinho da manhã, eu tive um sonho. É costume meu sonhar, sempre de coisas passadas, porém com um enigma presente. Os estudiosos dizem que sonhar é bom. Retira de nós o que nos prende. Ora pois! Mas, em meus sonhos eu não me sinto preso, a não ser de uma prisão que eu sempre vivi com o meu passado. E neste sonho de hoje, volto a debater negócios do meu passado, muito embora esteja vivendo no dia atual. Meu sonho foi com o meu tio Zeca. Para bem saber o que isso representa, na verdade está ligado à morte, pois meu tio já morreu. No entanto, esse caso é muito mais complexo. O meu tio poderia estar vivo. Mas para mim, se estivesse vivo, ele estaria morto. Muito bem. No sonho, o meu tio estava vivo e bem vivo mesmo. Acontece que ele estava no armazem. Armazem! O que significa no sonho esse armazem? Armazem pode ser um local que se guarda. Mas, o que se guarda o que? Bem. Era um armazem de madeiras. Madeiras! O que representa "madeiras" em meu sonho? Bem! Madeiras significa vigas. Vigas! Muito bem. E o que são "vigas" no meu sonho? Vigas pode ser algo que sustenta. Sustenta! Mas sustentam o que, essas vigas? Bem. Elas sustentam o meu passado. Ah. Muito bom. O meu passado! E o meu passado com o meu tio o que representa? O que representa....Deixa-me ver. Passado representa um tempo distante! Sei, sei! Isso é o que o meu passado representa para mim? Sim. É. Mas tem o sonho. Ele é mais amplo. Ele mostra que meu tio - um homem alegre, em certo tempo. Cizudo, quando estava trabalhando. Mas, no sonho ele era sempre alegre. Quer dizer: não mostrava ter raiva. E eu até me lembro que no sonho em pensava em algo e não dizia a meu tio. Pensava por que é que "nós passamos tanto tempo sem fazer nada quando bem podiamos ter negociado bem mais". Isso eu pensava, porém não dizia. E por que eu não dizia? Porque, no meu sonho achava por bem não dizer, pois ele me faria gerente do armazem. Gerente! Quer dizer que eu queria ser "gerente"? O que é um gerente? Bem. Um gerente e´uma pessoa destinada a gerir ou mesmo "mandar" nos outros. Nos empregados. Sei, sei. "Mandar"! Isso é o que eu queria ser! Um "mandão"! Era! Mas, no sonho. Sei. No sonho eu queria "mandar". É. E não mandava em nada! Sim! Eu queria ter um posto de "mandão", contudo não mandava em absolutamente nada! É. E o meu tio era sorridente! Sim! E por que o meu tio era sorridente? Por que eu só via nele uma cara cizuda. Trancada! Muito bem! Trancada! Eu disse "trancada", isto é, presa!. Eu, não via a liberdade no meu tio. Somente que ele estava "preso"! Sei. Sei. Mas, eu não vi meu tio sorrir? Ah, bom. Ele sempre sorria, quando estava no bar, bebendo. Conversava alto. Isso, eu não via no sonho. Porém, ele era, para mim, um homem cizudo. Que dizer. No sonho, não. Ele era cizudo quando estava desperto. Eu, desperto. Ora, se eu via o meu tio um homem cizudo, como queria que ele fosse um homem alegre? Não sei. Sabe, sim. Alegre representa tudo o que eu não tive na vida. E se meu tio me convidasse para beber, eu rejeitava. Mesmo se fosse na casa dele. Eu o temia. Eu me portava, na casa dele, como um gerente, o que eu nunca fui, realmente na vida ao lado dele. Ora pois! Mas eu era o gerente. Veja bem! Ele me dava toda a autoridade possivel. Até mesmo de assinar o seu nome - eu, como se fosse ele. Eu me lembro que o meu tio me disse que podia ir na casa dele, depois de ter encerrado a empresa. Foi num dia que eu pensei em pedir a ele a possibilidade de assinar a minha carteira de trabalho, com os quatro anos que ficaram em branco. E ele me autorizou ir na casa dele. Eu não fui. E por que não fui? Porque tive vergonha! De assinar a carteira? É. De assinar a carteira. Hoje, no sonho, tenho tudo isso decifrado.
---

Nenhum comentário: