sábado, 20 de setembro de 2008

ESPECIAL

EXPLOSÃO
Pelo menos 31 pessoas morreram no Paquistão
Pelo menos 31 pessoas morreram em uma explosão em frente ao Hotel Marriott em Islamabad, capital do Paquistão, neste sábado, 20/9, segundo a Polícia. O número, no entanto, pode subir, e reportagens de TV local afirma que já há 52 vítimas.
De acordo com a correspondente da BBC na cidade , Barbara Plett, que foi ao local da explosão, a fachada do prédio foi destruída e há escombros por todos os lados.
Ela afirmou ter visto colunas de fumaça negra saindo de dentro prédio e paramédicos carregando feridos e mortos. Há informações de que a explosão teria sido causada por um extremista suicida, mas isso ainda não foi confirmado.
Segundo Plett, a explosão ocorreu em frente ao prédio, próximo ao local onde eram feitas checagens de segurança. Ela afirma que cerca de dois terços do hotel - que tem 290 quartos - estão em chamas, e que paramédicos ainda estão retirando feridos e mortos do local, em macas, ou enrolados em lençóis.
Ambulancias e a Polícia correram para o local logo após a explosão. O Marriott fica perto de edificios do governo e embaixadas estrangeiras. A segurança na região é alta, com veículos e hóspedes sujeito a checagens.
O atentado ocorreu horas depois de o novo presidente paquistanês Asif Ali Zardari ter dito que não ia permitir que o território nacional fosse violado por terroristas ou grupos estrangeiros combatendo militantes.
Em seu primeiro discurso no Parlamento desde que substituiu Pervez Musharraf no mês passado, Zarfari prometeu "combater o terrorismo e o extremismo cada vez e em qualquer lugar que eles mostrarem suas cabeças feias".
O Paquistão tem sido um aliado chave dos Estados Unidos na chamada guerra contra o terror, mas as relações entre os dois países vêm se estremecendo por causa das táticas utilizadas.
Nos últimos meses, o Paquistão vem demonstrando inquietação sobre as ações americanas contra militantes em seu território, lançadas do vizinho Afeganistão. O Marriott é popular entre os estrangeiros que visitam o Paquistão, e já foi alvo de militantes no passado.
No ano passado, um extremista suicida causou a própria morte e a de mais uma pessoa em um atentado contra o hotel.
Uma recente nota acrescenta que pelo menos 40 pessoas morreram na explosão, segundo a Polícia. O numero ainda pode subir já que há 52 vítimas.

Nenhum comentário: