sexta-feira, 12 de setembro de 2008

RIBEIRA - 111


Jake Wulf quer ter o controle da situação após cansar de ouvir broncas de sua mãe. O garoto de 9 anos desenvolveu um dispositivo para levantar e baixar a tampa da privada. Ativado pelo pé, a invenção foi chamada de "Suporte de Privada", em livre tradução inglesa.
O menino que está no programa de talentos da escola, desenvolve as tarefas escolares com facilidade, mas tem um ponto fraco: não consegue se lembrar de abaixar o assento após usar a privada, contou Beth Wulf.
"Minha mãe estava ficando louca comigo por eu me esquecer de baixar o assento da privada", disse Jake, que está na quarta série da Escola de Ensino Básico Odebolt-Arthur. "Ele vem fazendo isso praticamente a vida toda", afirmou a mãe. "Ele está sempre com muita pressa para prestar atenção nisso. Ele vem sendo lembrado milhares de vezes ao longo dos anos".
Foi durante uma visita ao consultório médico que a idéia de Jake para o invento começou a tomar forma. Ele notou a tampa em uma pequena lata de lixo, que abria e fechava com um pedal. O garoto foi para casa e disse a seus pais que queria desenvolver um dispositivo similar para a privada do banheiro. Ele criou o dispositivo para a Convenção de Invenções da escola com a ajuda de seu pai, Jason, que trabalha na área de design de equipamentos.
"Jake desenhou tudo e eu supervisionei", afirmou Jason Wulf. "Eu o ajudei com as ferramentas para me certificar de que ele não cortaria nenhum dedo fora".
Jake criou uma base de madeira compensada e depois cortou finos pedaços de aço e desenvolveu um botão na base. Basta pisar no botão para levantar a tampa. Você tira o pé do botão e a tampa se fecha. Com o projeto pronto, ele recorreu ao dicionário para criar um nome para seu invento. As escolhas finais - o "Suporte da Privada" - receberam os votos de sua família. O projeto foi selecionado por juizes na Convenção de Invenções para participar do torneio regional em Pocahontas, onde foi escolhido para ser exibido na Feira do Estado de Iowa no verão passado do hemisfério norte.
Beth Wulf suspeita que alguém que viu o invento de Jake na feira chamou o programa de Ellen Degeneres, pois um dos produtores do show entrou em contato com a família pedindo uma fita com a descrição da invenção do seu filho. Duas semanas depois, um produtor ligou e convidou Jake e seu pai ou sua mãe para viajar para Hollywood e participar de um programa com jovens inventores. Agora, Jake diz que sua família está pensando em buscar uma patente para a invenção, mas isso pode custar muito caro. Também existe a possibilidade de uma empresa se interessar pelo projeto após o programa de sexta-feira. Uma coisa é certa: a família Wulf não tentará produzir o invento em massa.

Nenhum comentário: