sábado, 13 de setembro de 2008

RIBEIRA - 114

VIETNAM

Essa é uma história que sempre quis contar porque sempre me cativou. A História do Povo do Vietnam. Para se falar desse povo, temos que ir até os primórdios de sua civilização. Vale lembrar que os primitivos vietnamitas viviam na Mongólia, sul da China e norte do Vietnam. Vale lembrar que isso remonta a mais de 200 anos antes da era cristã. Falamos, assim, do fim do século III a.C.. Foi por esse tempo que os vietnamitas construíram um reino que chamava Nam Viet, isso no delta do rio Vermelho. Então, vieram as guerras e o povo se viu sufocado pela tirania bárbara chinesa impôs o seu poder impedindo até do povo vietnamês de seguir a própria religião do confucionismo.

Então, se fez necessário passar mil anos para que o povo do Vietnam voltasse a ter sua própria independecia, criando um reino que se estendeu até a Conchinchina. Novas guerras e novas vitórias do Vietnam, pelos idos de 1225, século XIII d.C. O império mongol alcançou o poder na China e os exercitos de Kublai Kan atacaram o Vietnam que soberbamente resistiu e pôs fim aos invasores.

Durante essas gerações, o Vietnam enfrentou o Khmer, situado no atual Camboja. No século XVII, o povo vietnamês ocupou o delta do rio Mekong e iniciou a sua marcha em direção ao oeste. Foi aí que começou a invasão francesa. A Europa ali ocupou a conquista do pais na metade do século XIX. A Conchinchina foi perdida para a França e o resto do país virou um protetorado francês. Já no seculo XX, por volta do ano de 1907, a França ocupou de vez toda a Indochina. Nessa parte da história, somente os ricos franceses e vietnamitas com a luta, tendo sido o povo vietnamês posto em um regime de escravidão e analfabetismo. Desse modo, surgiu, em meados de 1940, as guerras do povo contra os invasores. Porém, veio aí, o império japonês. Somente com o fim da guerra, surge o Vietnam, mesmo assim sob o imperio norte-americano

Após a batalha de Dien Bien Phu, a França se retirou do pais e um acordo permitiu a realização dos dois Vietnam: o do Norte e o do Sul. O norte, apoiado pela União Soviética e o sul apoiado pelos Estados Unidos. A partir de 1961, a guerra continuou. O Viet Cong, do norte, e o Vietnam, do sul. E assim,foram se sucedendo os golpes militares até a ocupação do poder por Nguyen Van Thieu, eleito Presidente do Vietnam do Sul. Com a ameaça da ocupação de Saigon, os Estados Unidos iniciaram em 1965 um bombardeio aéreo ao Vietnam do Norte. Quatro semanas depois o Exercito americano desembarcou no Vietnam. Bombas de napalm e toda sorte de horrores, mesmo assim, no ano de 1975 a paz verdadeira triunfou com a conquista do Vietnam do Norte à pátria dividida. Saigon capitulou e em seu lugar surgiu a cidade de Ho Chi Minh. A capital do pais passou a ser Hanoi. Essa historia ainda continuou por mais algum tempo, com enfrentamentos do Camboja e da China. Porém, o Vietnam resurgiu das cinzas do napalm.


Nenhum comentário: