segunda-feira, 22 de setembro de 2008

RIBEIRA - 126

Afrodite era uma deusa grega da beleza e do amor.
Foi identificada como Vênus pelos romanos.
Afrodite é de uma geração mais antiga que a maioria
dos outros deuses olímpicos.
HELENA DE TRÓIA

Helena foi raptada por Páris, Principe de Tróia


A guerra de Tróia foi um episódio sangrento da antiguidade, que teve lugar muito provavelmente entre 1.300 a.C., que culminou com a destruição da cidade de Tróia e facilitou o fim da Idade do Bronze no Mediterrâneo. A causa daquele conflito de mais de dez anos foi o rapto de Helena de Tróia por Páris, principe de Tróia. Segundo a mitologia, a cidade de Tróia acabou por ser tomada, após um longo cerco, através do uso do Cavalo de Tróia.


Os gregos antigos acreditavam que a guerra de Tróia era um fato histórico, ocorrido no período micênico, mas durante séculos os estudiosos tiveram dúvidas se ela de fato ocorreu. Até à descoberta do sítio arqueológico na Turquia, acreditava-se que Tróia era uma cidade mitológica.


A Ilíada, de Homero, descreve os acontecimentos finais da guerra, que incluem as mortes de Pátroclo, Heitor e Ájax que se matou com a espada que Heitor lhe deu. A obra Odisséia é a continuação da Ilíada, que conta a volta de Odisseu a Ítaca, onde passou mais dez anos até chegar a seu destino.


MITO


A guerra de Tróia se deu quando os aqueus, os primeiros gregos a chegarem a ocupar parte do mediterrâneo, atacaram Tróia, buscando vingar o rapto de Helena, esposa de Menelau, rei lendário de Esparta, irmão de Agamenon, um dos mais distintos heróis gregos. Os aqueus eram os povos que hoje conhecemos como gregos que compartilhavam uma cultura e língua comuns, mas na época se enxergavam como vários reinos, e não como um povo só.


A lenda conta que a deusa (ninfa) do mar Tétis era desejada como esposa por Zeus e por Posidon, também conhecido como Poseidon, deus supremo do mar. Porém, Prometeu, um titã grego, fez uma profecia que o filho da deusa seria maior que seu pai, então os deuses resolveram dá-la como esposa a Peleu, um mortal ja idoso, intencionando enfraquecer o filho, que seria apenas um humano. O filho de ambos foi Aquiles, e sua mãe, visando fortalecer sua natureza mortal, o mergulhou quando ainda bebê nas águas do mitológico rio Estige. As águas tornaram o herói invulnerável, exceto no calcanhar, por onde a mãe o segurou para mergulhá-lo no rio (daí a expressão "calcanhar de Aquiles", que significa ponto vulnerável). Aquiles se torna o mais poderoso dos guerreiros, porém ainda é mortal.. Mais tarde, sua mãe profetisa que ele poderá escolher entre dois destinos - lutar em Tróia e alcançar a glória eterna, mas morrer jovem, ou permanecer em sua terra natal e ter uma longa vida, porém ser logo esquecido.


Para o casamento de Peleu e Tétis todos os deuses foram convidados, menos Éris, ou Discórdia. Ofendida, a deusa compareceu invisível e deixou à mesa um pomo de ouro com a inscrição: "À mais bela". As deusas Hera, Atena e Afrodite disputaram o título de mais bela e o pomo. Zeus não quis ser o juiz, para não descontentar duas das deusas, então ordenou que o prícipe troiano Páris, à época sendo criado como um pastor alí perto, resolvesse a disputa. Para ganhar o título de "mais bela", Atena ofereceu a Páris poder na batalha e sabedoria. Hera ofereceu riqueza e poder e Afrodite, o amor da mulher mais bela do mundo. Páris deu o pomo à Afrodite, ganhando sua proteção e o ódio das outras duas deusas contra si e contra Tróia.


A mulher mais bela do mundo era Helena de Esparta, filha de Zeus e de Leda, rainha de Esparta. Quando Páris foi a Esparta em missão diplomática, apaixonou-se por Helena e ambos fugiram para Tróia, enfurecendo Menelau. Este apelou aos antigos pretendentes de Helena, lembrando o juramento que havia feito. Agamenon então assumiu o comando de um exercito de mil naus e atravessou o mar Egeu para atacar Tróia. As naus gregas desembarcaram na praia próxima a Tróia e iniciaram um cerco que iria durar dez anos e custaria a vida de muitos heróis de ambos os lados. Dois dos mais notáveis heróis perderam a vida na guerra de Tróia: foram Heitor e Aquiles.


Finalmente, seguindo um estratagema proposto por Odisseu, o famoso cavalo de Tróia, os gregos invadiram a cidade governada por Priamo e terminaram a guerra. O cavalo de Tróia revelou-se uma armadilha, um falso pedido de paz grego. Sendo um presente para o rei, os troianos levaram o cavalo para dentro das muralhas da cidade: à noite, quando todos dormiam, os soldados gregos que se escondiam dentro da estrutura ôca de madeira do cavalo saíram e abriram os portões para que todo o exército entrasse e queimasse a cidade.




Nenhum comentário: