domingo, 28 de setembro de 2008

RIBEIRA - 135

CASTELO DE WARTBURG


EM EISENACH


Aqui, Lutero pregou na porta principal suas 95 teses protestando contra as doutrinas de Roma


Martinho Lutero nasceu em Eisleben, a 10 de novembro de 1483 e morreu na mesma cidade em 18 de fevereiro de 1546. Foi teólogo alemão e é considerado o pai espiritual da Reforma Protestante. Lutero, cujo nome em alemão era Martin Luther ou Luder, era filho de Hans Luther e Margarethe Lindemann. Mudou-se para Mansfeld, onde seu pai dirigia várias minas de cobre. Tendo sido criado no campo, Hans Luther desejava que seu filho viesse a se tornar um funcionário público, melhorando, assim as condições da família. Com esse objetivo, enviou o jovem Martinho para escolas em Mansfeld, Magdeburgo e Eisenach. Aos 17 anos, em 1501, Lutero ingressou na Universidade de Erfurt, onde tocava alaude e recebeu o apelido de "o filósofo". O jovem estudante graduou-se bacharel em 1502 e concluiu o mestrado em 1505, sendo o segundo entre os dezessete candidatos. Seguindo os desejos paternos, inscreveu-se na escola de Direito da mesma Universidade.. Mas tudo mudou após uma grande tempestade com descargas elétricas, ocorrida naquele mesmo ano (1505): um raio caiu próximo de onde ele estava passando, ao voltar de uma visita à casa dos pais. Aterrorizado, gritou então: "Ajude-me, Sant'Ana! Eu me tornarei um monge!". Tendo sobrevivido aos ráios, deixou a Faculdade, vendeu todos os seus livros, com exceção de Virgilio (Públio Virgilio Marão, poeta romano), e entrou para a Ordem dos Agostinianos, de Erfurt, a 17 de julho de 1505.


O jovem Martinho Lutero dedicou-se por completo à vida no mosteiro, empenhado-se em realizar boas obras a fim de agradar a DEUS e servir ao próximo através de orações por suas almas. Dedicou-se intensamente à meditação, às autoflagelações, às muitas horas de oração diárias, às peregrinações e à confissão. Quanto mais tentava ser agradável ao Senhor, mais se dava conta de seus pecados. Johann von Staupitz, o superior de Lutero, concluiu que o jovem necessitava de mais trabalhos, para afastar-se de sua excessiva reflexao. Ordenou, portanto, ao monge que iniciasse uma carreira acadêmica. Em 1507, Lutero foi ordenado sacerdote. Em 1508, começou a lecionar Teologia na Universidade de Wittenberg. Lutero recebeu seu bacharelado em Estudos Bíblicos a 19 de março de 1508. Dois anos depois, visitou Roma, de onde regressou bastante decepcionado. Em 19 de outubro de 1512, Martinho Lutero graduou-se Doutor em Teologia e, em 21 de de outubro do mesmo ano, foi "recebido no Senado da Faculdade Teológica" com o título de "Doutor em Bíblia". Em 1515, foi nomeado vigário de sua órdem tendo sob sua autoridade onze monastério. Durante esse periodo, estuda grego e o hebraico, para aprofundar-se no significado e origem das palavras utilizadas nas Escrituras - conhecimentos que logo utilizaria para a sua própria tradução da Bíblia.

Já convencido de que a Igreja havia distorcido sua visão acerca de várias verdades do Cristianismo ensinadas nas Escrituras - sendo a mais importante delas a doutrina da chamada "Justificação" apenas pela fé, ele começou a ensinar que a Salvação era um benefício concedido apenas por Deus, dado pela Graça divina através de Jesus Cristo e recebido apenas por meio da fé. Além de suas atividades como professor, Martinho Lutero ainda colaborava como pregador e confessor na Igreja de Santa Maria, na cidade. Foi durante esse periodo que o jovem sacerdote se deu conta dos problemas que o oferecimento de indulgências aos fiéis, como se esses fossem fregueses. A indulgência é a remissão do castigo temporal imputado a alguém por conta dos seus pecados. Naquele tempo qualquer pessoa poderia comprar uma indulgência, quer para sí mesmo, quer para um parente já morto que estivesse no Purgatório. O Purgatório, segundo a Igreja Católica é uma última oportunidade de purificação/conversão onde as pessoas que morreram em estado de graça e estão destinadas ao Paraíso, precisam se preparar para ter a capacidade de ver Deus face-a-face, no Céu. No tempo de Martinho Lutero um arcebispo da Igreja Católica saía vendendo indulgências com o objetivo de financiar as reformas da Basilica de São Pedro, em Roma. Lutero viu esse tráfico de indulgências como um abuso que poderia confundir as pessoas e levá-las a confiar apenas nas indulgências, deixando de lado a confissão e o arrependimento verdadeiros. Proferiu, então, três sermões contra as indulgências em 1516 e 1517. Segundo a tradição, a 31 de outubro de 1517 foram pregadas as 95 Teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg (Igreja de Todos os Santos), com um convite aberto ao debate sobre elas. Essas teses condenavam a avareza e o paganismo na Igreja como um abuso. e pediam um debate teológico sobre o que as Indulgências significavam. Para todos os efeitos, contudo, nelas Lutero não questionava diretamente a autoridade do Papa para conceder as tais indulgências. O Papa Leão X ordenou, em 1518 que se investigasse o assunto. Mesmo assim, Lutero foi denunciado de se opor de maneira implícita à autoridade do Sumo Pontífice, quando discordava de uma de suas bulas. Lutero foi declarado um herege. Dai, começou o protesto ou protestantismo.


Nenhum comentário: