sábado, 6 de setembro de 2008

RIBEIRA - 104

AÇORES - II

Os Açores são um arquipélago que, embora situado precisamente sobre a Dorçal Média Atlântica, devido à sua proximidade com o continente europeu e à sua integração política na República Portuguesa e na União Européia é geralmente englobado na Europa. A origem vulcânica dos Açores têm a sua expressão máxima na ilha de São Miguel, no famoso Vale das Furnas e teve sua mais recente atividade terrestre no Vulcão dos Capelinhos, na Ilha do Faial em 1957. No mar, a última erupção verificou-se ao largo da Serreta (ilha Terceira), em 2000.
A sua localização na zona central do Atlântico Norte, fez com que as ilhas açorianas continuassem durante séculos uma autêntica encruzilhada nas rotas transatlânticas.
Na fase de navegação à vela, devido ao regime de ventos e correntes que obrigava à "volta ao largo", as embarcações provenientes do Atlântico, incluindo o Brasil e paises da America do Sul, bem como da Caraíbas, faziam uma larga rotação no sentido dos ponteiros do relógio que as trazia até às proximidades do Grupo Ocidental, cruzando depois o arquipélago em direção à Europa. É esse o percurso que ainda hoje faz a navegação de recreio, utilizando como ponto de apoio da Horta, Ilha do Faial.
Com o advento da aviação, os Açores cedo ganharam importância como ponto de apoio. As primeiras travessias aéreas do Atlântico escalaram os Açores, e a Horta , com a sua baía abrigada e ligações telegráficas intercontinentais via cabo submarino, foi uma importante escala nas ligações entre a Europa e a America por hidroaviões no período anterior à II Guerra Mundial. Terminada a Guerra, a base americana da Ilha de Santa Maria rapidamente se transformou num aeroporto internacional e centro de escalas técnicas para as aeronaves que cruzavam o Atlântico entre as Americas (inclusive o Brasil), o sul da Europa, o norte da África e o Oriente Médio.Politicamente os Açores são desde 1976 uma região autônoma integrada na República Portuguesa. A Região Autônoma dos Açores é dotada de um governo próprio e de uma ampla autonomia legislativa.
LENDA:
Esta lenda é muito antiga, remonta dos alvores dos Descobrimentos Portugueses, neste caso, ao século XV. Gonçalo Velho Cabral, marinheiro do Infante D. Henrique e segundo a lenda, frade devoto de Nossa Senhora, por órdem do Infante saiu de Portugal e fez-se ao mar, numa caravela, tendo à partida feito uma promessa a Nossa Senhora de batizar a primeira terra que encontrasse no Oceano com o nome de Mãe Santíssima. Em um certo dia, o gajeiro, que esquadrinhava o mar, viu uma nuvem que se agigantou até a forma de terra. Então, gritou: "Terra à vista". Nessa altura, quando o dia começava, Gonçalo Velho com sua tripulação, como de costume, rezava para que Nossa Senhora o ajudasse encontrar terras novas. No momento em que o gajeiro gritou, ele estava na parte de Santa Maria, da oração. Quando ouviu o grito de cajeiro, enche-se de alegria e se lembrou da promessa feita. A primeira terra descoberta se chamava de Santa Maria. Assim começou a vida da ilha dos Açores. Ainda hoje, Nossa Senhora é cultuada , no mês de agosto, data que o frade descobriu a ilha, no mesmo dia que se festeja a Senhora Santíssima. A descoberta se deu em 1432.
O povoamento das ilhas que Gonçalo Velho descobriu, passou a ser no ano de 1439, com os colonos recebendo do Rei de Portugal vastas sesmarias, com isenção do pagamento de dizimo. Ao todo, foram sete ilhas descobertas por Gonçalo Velho no arquipélago dos Açores

Nenhum comentário: