domingo, 7 de setembro de 2008

RIBEIRA - 106

GUIANA FRANCESA
A Guiana Francesa é um departamento ultramarino da França na costa atlântica da América do Sul (e como tal, é o principal território da União Européia no continente). Sua capital e principal cidade é Caiena. Colônia francesa até 1946, desde então a Guiana Francesa é um departamento ultramarino francês. Como parte integral da República Francesa, a Guiana Francesa é representada no Senado e na Assembléia Nacional da França, seus cidadãos participam das eleições para Presidente da Republica Francesa. Como parcela do território francês tanto quanto as partes da Republica Francesa localizadas no continente europeu, a Guiana Francesa é considerada parte da União Européia , e a moeda local é o Euro.
Há presença francesa na região desde pelo menos 1644. No entanto, entre 1809 e 1817, esteve anexada ao Brasil. De 1852 a 1945 prisioneiros comuns e políticos eram deportados da França continental para a então colónia, e em especial para a ilha do Diabo. Muitos deles viriam a morrer de doenças tropicais. Entre os prisioneiros célebres que por aí passaram estão Alfred Dreyfus, capitão do Exercito francês de origem judaica. Injustamente acusado e condenado por traição - depois anistiado e reabilitado - e Louise Michel, professora francesa e militante de jornais de oposição. O livro Papillon, de Henri Charriere, mais tarde adaptado em filme, retratou o cotidiano de condenados e o tratamento brutal ao qual eram submetidos. A economia da Guiana Francesa e baseada principalmente na pesca e na extração mineral. O departamento registra notável imigração ilegal, principalmente de brasileiros, haitianos, surinameses, atraídos pela possibilidade de obter renda em Euros.
Na segunda metade do século XX, a Guiana Francesa desenvolveu uma economia florescente, estimulada pela atividade no centro espacial de Kourou, conhecida por hospedar a base de lançamentos de foguetes e satélites da Agência Espacial Europeia. O aluguel da base de lançamento rende dividendos à administração local. A maioria da população é constituída pelos creoles ou mulatos, como resultado da contínua mestiçagem dos grupos procedentes da Europa, da Ásia e da África, assim como de outras partes da América do Sul. Os índios, reduzidos a pequenas tribos, vivem na costa e no interior. Nas proximidades do rio Maroni, descendentes de escravos foragidos no século XVIII conservaram seu modo de vida africano. O idioma oficial é o francês e a religião católica predomina. O problema dos limites com o Brasil foi resolvido definitivamente quando o Barão do Rio Branco provou que "o rio de Vicente Pinzon" era o Oiapoque. Quanto a questão de Amapá, foi solucionada em 1900, terminando as investidas francesas na fronteira.

Nenhum comentário: