segunda-feira, 15 de setembro de 2008

RIBEIRA - 116

MARTHA ROCHA

Eu estava no meio da multidão que se formou em frente a Radio Nordeste, onde tinha um auditório que se enchia nos dias de apresentações, como nos sábados. Enfim, era o DIA de se poder receber Martha Rocha. Esse dia era um sábado à noite, quando os apresentadores da Radio foram buscar Martha no aeroporto e de lá, rumaram para o centro da cidade (Natal-Rn) em carro aberto. Já no Tirol, a Miss Brasil, quase Miss Universo, se não fora as duas polegadas a mais nos seus quadris, estava ostentando toda a beleza da mulher brasileira. Em um único tom, ouvia-se do povo o grito do seu nome: MARTHA ROOOOOOCHA!!!!. Era um frenezi total das mocinhas e dos rapazes querendo ver de perto o charme de uma mulher, baiana, por sinal. Isso se deu ao longo das avenidas Hermes da Fonseca, Jundiaí e João Pessoa. A cidade inda era pequena em comparação com os dias atuais. Mesmo assim, tinha gente de toda cor, tinha gente de toda fé para ver de perto a musa brasileira. A primeira e única Miss Brasil, não importava o que fosse. Naquele tempo não havia transmissão ao vivo de onde a caravana estava. O som era dos microfones e equipamentos de rádios que os sábio homens da Rádio instalaram em cima do carro que conduzia a Miss Brasil que acabara de vir do exterior onde participou do concurso de Miss Universo. Eram flores, pétalas de rosas e muitas lágrimas que se podia sentir das moçinhas, dos rapazes, homens e mulheres para saudar a Mulher Brasileira: MARTHA ROCHA. A Radio Nordeste era a segunda emissora a ser instalada em Natal, depois de muitos anos tendo a cidade a Radio Poty. O Cast da nova Radio era formado com todo o clan da Radio Poty que ficou esvaziada com a entrada no ar da nova Radio. E por isso, com sinal verde, a Radio Nordeste trouxe a Natal a Rainha da Beleza Universal.

Maria Martha Hacker Rocha nasceu em Salvador, Bahia, em 19 de fevereiro de 1936. Loira, de olhos azuis e cobiçada por muitos, aos 18 anos acabou concorrendo ao Miss Bahia sem pretensões, incentivada por um colega, Guilherme Simôes, e venceu o concurso. No Rio de Janeiro, em 1954, Martha Rocha participou do Miss Brasil e venceu o concurso por unanimidade, então, a primeira edição no pais. Assim, a jovem baiana foi até os Estados Unidos concorrer ao Miss Universo. Desta vez contava com um enxoval oferecido pelas melhores boutiques paulistas. O povo americano idolatrava Martha Rocha e as pesquisas de opinião pública já a consagava Miss Universo. No entanto, Maria Martha Hacker Rocha perdeu a eleição para a americana Miriam Stevenson. Dizem as lendas que Martha foi derrotada por ter duas polegadas a mais nos quadris. A eleição ocorreu no dia 24 de julho de 1954.

A sua volta para o Brasil foi comemorada de todas as formas. Milhares de pessoas queriam receber e dar carinho para Miss Brasil. A garota baiana então passou a ser celebridade brasileira. É certo que Martha perdeu o título de Miss Universo. Mas a beleza e a simpatia desta bahiana de olhos azuis, para uns, de olhos verdes, para outros, já tinha ultrapassado as fronteiras nacionais. Martha ou apenas Marta, passou a ser reverenciada em todo o mundo como uma das mulheres mais bela do planeta. Ela foi o sétimo filho do mesmo sexo do casal Rocha e a lenda de que o sétimo filho do mesmo sexo estaria destinado a seguir uma trajectória muito diferente da dos outros irmãos, deixou de ser crença para dar início a brilhante vida de Martha Rocha. Seu pai, o engenheiro Álvaro Rocha e a sua mãe, Hansa, criaram uma família de onze filhos com uma mistura de descendências portuguesas, francesas, dinamarquesas, húngaras. Martha Rocha desde pequena encantava e era admirada por todos. E foi assim, que a jovem venceu a todos os corações de brasileiros e estrangeiros, e ainda vence por esses longos anos. A bahiana Martha movimentou discussões sobre o concurso de Miss Universo por ter ficado em segundo lugar por ter apenas duas polegadas a mais nos quadris. Mas a Miss Brasil, na verdade, não ficou chateada com a premiarão, mas sim pelo fato de sua mãe não assistir à final. Ela foi esquecida por um emissário de Martha no hotel onde estava hospedada, nos Estados Unidos.Na época, a segunda colocada tinha direito a contrato em Hollywood, mas nada disso seduziu a bela de olhos azuis que só queria uma vida normal.


Nenhum comentário: