sexta-feira, 26 de setembro de 2008

RIBEIRA - 131


PROJECIOLOGIA
DO LATIM - PROJECTIO
SIGNIFICA PROJEÇÃO.
DO GREGO - LOGOS
SIGNIFICA - TRATADO
****
Esse é o ramo, subcampo, ou especialidade de
caráter mais prático da
CONSCIENCIOLOGIA
e da PSICOBIOFISICA
Esse fenômeno estuda as projeções energéticas da consciencia e as projeções da própria consciencia para fora do corpo humano, ou seja, das ações da consciencia operando fora do estado de restrição física do cérebro e todo o corpo biológico.
O neologismo Projeciologia foi proposto pelo pesquisador Waldo Vieira, em 1979 no livro Projeções da Consciencia, uma reunião de relatos de experiências fora do corpo do próprio autor, em forma de diário. Este fenômeno também é conhecido como: projeção astral.
Além da experiencia fora-do-corpo, (palavra tipicamente subjetiva) propriamente dita, a Projeciologia também investiga dezenas de fenômenos parapsiquicos correlatos tais como: bilocação, clarividência, experiência de quase-morte,precognição, telepatia, retrocognição e outros.
MÉTODO DE PESQUISA.
Embora inúmeras evidências já foram reproduzidas, existem recorrentes discussões acerca da prova cientifica do fenômeno da projeção da consciência para fora do corpo humano, uma vez que esta experiência, na maior parte das vezes, é imperceptível aos sentidos físicos dos observadores externos e aos instrumentos científicos atuais. Da mesma forma que não podemos provar a existência objetiva dos sonhos ou dos própios pensamentos torna-se dificil evidenciar objetivamente o fenômeno da experiência fora-do-corpo. Neste sentido, torna-se inevitável o uso da introspecção, da experimentação pessoal e dos relatos na pesquisa científica da Projeciologia.
Tal limitação é semelhante à Psicologia que não possui aparelhagens específicas para a captação daquilo que chama de subjetividade e de inconsciente. Porém, pesquisas de Charles Tart nos anos 1960 mostraram que durante os períodos relatados pelos projetores que estavam fora do corpo humano, o cérebro apresentou reações anormais às detectadas usualmente no sono de não-projetores, merecendo maior atenção da comunidade científica que vem estudando com maior dedicação fenômenos como experiencia de quase-morte, projeção da consciência e autoscopia.
De acordo com o Dr. James Whinnery, a experiencia do quase-morte não permitem a confirmação das projeções que podem ser explicadas como um processo neurofisiológico que leva a ilusão da projeção. Entretanto Titus Rivas, a EQM (experiencia do quase-morte) não pode ser completamente explicada por causas fisiológicas ou psicológicas, pois a consciencia funcionaria independente da atividade cerebral. Já houve inúmeros casos históricos relatados de aparição, com aparencia simultanea da personalidade humana em dois locais diferentes.

Nenhum comentário: