sexta-feira, 26 de setembro de 2008

RIBEIRA - 132

NICOLAU II, DA RÚSSIA
GRÃ DUQUESA MARIA

FAMILIA DE NICOLAU II, DA RUSSIA

Nicolau II Romanov nasceu no Palácio de Catarina, próximo a São Petersburgo, em 18 de maio de 1868. Filho de Alexandre III, foi o último czar (Imperador) da Rússia. Governou desde a morte do pai, a 1 de novembro de 1894, até a sua abdicação em 15 de março de 1917, tendo sido morto com toda a sua família imperial russa na cidade de Ecaterimburgo, em 1918, durante a Revolução Russa.
Quanto a seu título oficial, era chamado de Nicolau II, Imperador e Autocrata de Todas as Russias, Soberano da Circássia e dos Príncipes de Moutan, Senhor do Turquestão.
Casou com a Princesa Alice de Hesse-Darmstadt em 26 de novembro de 1894, da qual teve quatro filhas e um filho.
Filho do Imperador Alexandre III e sua Imperatriz Maria, Nicolau era o neto de Cristiano IX da Dinamarca através da sua mãe e do Imperador Alexandre do lado do pai. Nicolau foi visto como demasiado fraco pelo seu pai, duro e exigente, que, não antecipando a sua morte prematura, não o preparou para a coroa que um dia seria sua.
Nicolau tinha as maneiras de um aluno de uma escola inglesa de elite. Dançava de forma elegante, era um bom atirador, cavalgava e praticava desportos, como também, era famoso entre as mulheres.
Falava um inglês perfeito, como o deum professor de Oxford. Falava um francês e um alemão razoáveis. Não gostava de política. Sentia-se mais à vontade com oficiais e com as mulheres do que com ministros e políticos. Adorava a vida de soldado. O seu pai concedeu-lhe o grau de coronel do regimento de Preobrajenski, o que o encheu de honra. Masmo na Primeira Guerra Mundial, quando detinha o comando geral do Exército, não quis desfazer-se do título, o que foi nefasto para a sua imagem entre os soldados. Chamavam-lhe o "coronel Romanov".
Tal como o seu pai, Nicolau II desejava um modelo autocrático para o governo da Russia. O seu tsar favorito era Alexis I (1645-1676), tendo dado esse nome ao seu filho. Ele imitava a sua devoção religiosa e por vezes justificava as suas opções políticas dizendo que tal pensamento lhe tinha sido dado por Deus.
Nicolau II pautou-se portanto, por uma política absolutista, por vezes mesmo cruel, o que leva muitos historiadores a considerá-lo um monarca a quem faltava sentido político. A grande ambição do tsar era estender os domínios do Império Russo à custa do decadente Império Turco.

Nenhum comentário: