segunda-feira, 11 de agosto de 2008

RIBEIRA - 59

JUSCELINO KUBITSCHEK
Em 1956 inicia-se, no Rio de Janeiro, o Governo do Dr. Juscelino Kubitschek. Nesse tempo, em Natal (Rn), estava no escritório de tio Zeca (José Leandro) seus velhos amigos discutindo o que faria o novo Presidente da Republica para que o Brasil ficasse no mesmo diapasão, pois aqui, no Nordeste, a salvação da lavoura estava em se ir para a Capital Federal onde se disputava uma vaga de emprego. Zé Areias lembrou o fato que em um dia do ano de 1955 ele esteve no Catete para falar com o presidente João Café Filho, natural de Extremoz mesmo que alguns dissessem que ele era "canguleiro", comedor de cangulo, morador no bairro das Rocas, para pedir um emprego e o presidente Café Filho lhe disse: "Ô Zé! Não posso dar uma resposta agora. Só se você quizer ir tirar leite de borracha, no Amazonas". Foi então que Zé Areias respondeu: "Presidente! Quem gosta de tirar leite de pau é buceta", e veio embora. Caso a parte, vem a história de Brasília. Quando Juscelino Kubitschek assumio o Governo, no ano de 1956 estabeleceu a construção de Brasilia como meta-síntese de seu "Plano de Metas".
Era esse o debate que se fazia no arranco do Presidente JK. Lendo os jornais, Gastão dizia que, se o Presidente fizesse aquilo que havia prometido, ele estava concretizando um sonho antigo, pois foi o Marquês de Pombal, em 1761 quem propunha em mudar a Capital do Império português para o interior do Brasil. José Bonifácio, Patriarca da Independência foi a primeira pessoa a se referir à futura capital do Brasil, em 1823, como "Brasília". Em 1922, no ano do Centenário da Independência do Brasil foi apresentado um projeto à Câmara incluindo entre as comemorações a serem celebradas o lançamento da Pedra Fundamental da futura Capital, no Planalto Central. No dia 7 de setembro de 1922 é assentada a Pedra Fundamental no Morro do Centenário, na Serra da Independência, situada a nove quilómetros da cidade de Planaltina.
No dia 2 de outubro de 1956, em campo aberto, o presidente JK assinou o primeiro ato no local da futura capital, lançou então a seguinte proclamação: "Deste planalto central, desta solidão que em breve transformará em cérebro das altas decisões nacionais, lanço os olhos sobre o amanhã do meu país e antevejo essa alvorada com fé inquebrantável e uma confiança sem limites, no seu grande destino". No mesmo ano iniciaram-se os trabalhos de construção. Formou-se o Núcleo Bandeirante, onde se permitia maior liberdade à iniciativa particular e foi batizado com o nome de "Cidade Livre". Especialmente Nordeste, Minas Gerais e Goiás principiaram a chegar levas de trabalhadores. Os primeiros "candangos". Esse é um termo dado aos trabalhadores que imigravam à futura capital para a sua construção.De origem africana, Candango significa "ordinário", "ruim" e era a denominação que se dava aos trabalhadores que participaram da construção de Brasília.
A Capital do Pais é, hoje, a sua quarta maior cidade.Inaugurada em 21 de abril de 1960 pelo então presidente JK, Brasília é a terceira capital do Brasil, após Salvador e Rio de Janeiro. No Brasil, o conceito de "cidade" é comumente confundido com o de "município", porém o Distrito Federal é uma clássica exceção a esta concepção: há diversos núcleos urbanos, sendo o principal deles a região administrativa de Brasilia, que por sua vez também se confunde com a ideia de Plano Piloto. E Gastão sempre lembrava, isso em 1956 de que a promessa que o homem (JK) fazia era bem difícil de ser cumprida: transformar uma cidade onde nada havia em apenas cinco anos de trabalho. "É. Vamos ver o que vai dar", dizia ele aos demais velhos, inseparáveis e inesquecíveis companheiros de luta e de ideal.

Nenhum comentário: