sábado, 30 de agosto de 2008

RIBEIRA - 94

MUNICIPIO DE PATU

Patu, município do Estado do Rio Grande do Norte, (Br), localizado da região Oeste, está localizada a 300 Km de distância de Natal (Capital) e de acordo com o IBGE, a população é estimada em 12 mil habitantes. O município de Patu fica situado na micro-região serrana, uma zona de agricultura e pecuária, que no inicio da colonização estava ligado ao ciclo dos currais.

Os primeiros habitantes da terra foram os indios Cariris, depois os colonos criadores de gado por volta do século 18 e do século 19. Houve um povoamento muito lento, os primeiros povoadores vieram do município de Apodí, entre eles o Padre Francisco Pinto de Araújo, o Coronel Antônio de Lima, Abreu Pereira e os capitães Leandro Saraiva de Moura e Geraldo Saraiva de Moura. Algumas das primeiras casas do povoado ainda existem.

Geraldo Saraiva de Moura instalou a sua casa da fazenda no pé da Serra de Patu. Em 7 de julho de 1777, ele foi escolhido para ser o administrador do património de Nossa Senhora das Dores e nesta data ele recebeu a primeira escritura de doação do capitão Inácio de Azevedo Falcão. Iniciava-se assim a formação do referido patrimônio. Com o passar dos tempos o povoado foi crescendo com o nome de Patu-de-Dentro e em 1852 foi aprovada a sua fundação pelo Governador da Província. o Dr. José Joaquim da Cunha, com o nome de Distrito de Paz de Patu, em 23 de março de 1852, sendo subordinada à cidade de Imperatriz, hoje Martins.

Na metade do século 19, o capitão José Severino de Moura, sucessor do fundador, conseguiu a aprovação da fundação do povoado com o presidente da província do Rio Grande do Norte. Depois passou a chefia do municipio a seu filho José Severino de Moura Junior e seu sobrinho Raimundo Basílio de Moura, que durou até o inicio da República. O Governador Pedro Velho de Albuquerque Maranhão elevou o povoado à categoria de Vila e o Distrito a municipio em 25 de setembro de 1890. O Municipio foi desmembrado de Martins. Segundo a história, Patu em lingua tupi quer dizer "terra alta", "chapada", "planalto", "chapada sonora", "serra do estrondo".

Patu era um municipio grande, desde sua fundação em 1890 até 1953, quando começou a ser retalhado em novos municípios. Dele, foram desmembrados os seguintes municipios: Almino Afonso, Messias Targino, Olho-dÁgua do Borges e Rafael Godeiro. Todos eram distritos de Patu. Com a expansão da criação de novos municipios no Estado, esses distritos conseguiram a sua autonomia. Ainda hoje, Patu é a cidade-polo, de atracão comercial onde os municípios circunvizinhos se abastecem.. Após os desmembramentos sofridos, Patu ficou com uma área pequena de apenas 369 km2, porém de terras férteis. Patu tem grandes atraiçoes turísticas: Serra de Patu, Santuário do Lima que guarda Nossa Senhora dos Impossíveis.

Em 29 de janeiro de 1758, o coronel Antônio de Lima Abreu Pereira e sua esposa Paula Moreira Braga Pessoa, moradores de Apodí e proprietários da serra (do Lima, de onde vem o nome) construíram uma capela e trouxeram a estátua de Nossa Senhora dos Impossíveis, de Portugal. Cerca de 30 anos depois, o mesmo Coronel doou a capela ao Bispado, passando-se a desenvolver romarias celebrando-se a festa do dia 21 de novembro e 1º de janeiro. Vale acrescentar que os doadores passaram, por escritura, meia légua quadrada da terra para a Sagrada Família. Hoje, o Santuário pode ser considerado como a 13ª Basílica do Brasil, título honorífico que recebeu. O Santuário fica numa posição privilegiada da Serra, onde se descortina imensa panorâmica da região.


Nenhum comentário: