quarta-feira, 13 de agosto de 2008

RIBEIRA - 64

BARRAGEM DO ASSU
A Barragem "Armando Ribeiro Gonçalves" foi construída pelo DNOCS, forma o Açude Assu, o segundo maior reservatório de água construído pelo DNOCS, com capaçidade de 2.4 bilhões de metros cúbicos. Está localizado no Rio Piranhas (também chamado de rio Assu), 6 km a montante da cidade de Assu, no Rio Grande do Norte. Há possibilidades de haver contaminação desta barragem em virtude da exploração da mina de ferro Jucurutu, por uma empresa concessionária, localizada na Serra do Bonito ou Cabeço do Bonito. O Moinho da empresa exploradora encontra-se na base da mesma Serra com amplas possibilidades dos residuos serem lançados na Barragem Armando Ribeiro.
Assu, em tupi-guarani, significa "Gande Assu" na ortografia arcaica. Ele está localizado na micro-região do Vale do Assu, que está na Mesorregião do Oeste Potiguar a 210 km da capital do Estado, Natal. Assu tem mais de 52 mil habitantes, de acordo com o censo 2007 do IBGE, sendo aproximadamente 38 mil na cidade e cerca de 14 mil nas comunidades rurais do municipio. A cidade já teve diversos nomes como Arraial de Santa Margarida, Arraial de Nossa Senhora dos Prazeres e Vila Nova da Princesa em homenagem a Dona Carlota Joaquina, Princesa de Portugal. Pelo fato do assuense ter a inspiração ao poema no sangue, ficou conhecido também por ser a "Atenas Norte-Riograndese".
Assu foi a terceira maior e uma das mais ricas cidades do Brasil, e chegou a ser a cidade mais importante da capitania do Rio Grande no tempo do Brasil colônia. No periodo de junho, são comemorados os festejos juninos mais antigos do mundo em Assu, que tem como padroeiro da cidade São João Batista. As festas juninas foram iniciadas em 1726, em Assu. É um dos municipios mais antigos do Rio Grande do Norte, tendo sido criado por Ordem Regia, instalando-se em 3 de julho de 1783. Assu é a quinta cidade mais importante do Estado e de grande importancia para o nordeste.
Seus filhos mais ilustres são ou foram: Núbia Lafayete, cantora mundialmente conhecida: Lindalva Justo de Oliveira, beata católica, beatificada em 2008 pelo Papa Bento 16, em Salvador, (Ba). Irma Lindalva foi morta por um presidiário, em 1990, por resistir a seus intentos perversos. Ao morrer, com varias facadas, ela perdoou o seu agressou.; ainda teve como filhos ilustres Renato Caldas, poeta, Celso da Silveira, poeta, teatrologo, professor universitário e um grande boemio.
A Barragem Armando Ribeiro veio sanar um grande problema que sempre enfrentava a cidade de Assu e seus arredores. Em 1960, durante o inverno, a cidade foi tragada pelas águas do rio Piranhas que invadiu milhares de residencias em Assu e sitios ao longo da passagem do rio. Foi a maior cheia que se tem noticias havida no município e seus arredores. Além de dezenas de mortes causadas dela cheia do Piranhas, houve também o desespero de pessoas, algumas em cima de móveis tentando salvar a vida. Uma mulher deu à luz a um filho sobre um guarda-roupa. Foram dias de desespero aqueles vividos pela população. Hoje, contemplandoo passado, quando chove forte, ainda se pode vê o rio sangrando e enchendo de formas a cobrir a ponte que passa sobre rio Assu, de cem metros de extensão e de uma altura razoavel.A Barragem, construida distante da ponde, foi erguida sobre uma rocha que alguns engenheiros chegam a dizer que é um lugar inseguro, pois a rocha apresenta uma fenda que um dia pode arrastar a grande parede da imensa barragem.
Para se construir essa barragem foi preciso se retirar uma cidade inteira, a cidade de São Rafael, e que foi construida em outro ponto ontem está bem mais segura. A velha São Rafael foi tragada pelas águas da Barragem e desta, hoje, se vê apenas, a torre da Igreja, quando as águas estão baixas. É um imenso lago o açude, que vai bem próximo do Estado da Paraiba. Por lá, o Governo Federal pretende criar o novo sistema de irrigação do rio São Francisco, bem distante do lago. A inauguração da barragem se deu no ano de 1983, pelo presidente João Batista de Figueiredo, quando era Governador o Dr Lavoisiera Maia.
Apesar da importância da agricultura, Assu se projetou pelo cultivo da carnaúba de onde se extraia o pó para as indústrias do sul do Pais fazerem a cera (de carauba). Foi um tempo de riqueza, até 1950/60 para as pessoas de lá que exploravam esse tipo de vegetal. Hoje em dia, Assu vive da exportação de frutas, pecuária, cerâmica e o petroleo além da pesca. O lago de Piató, que já foi o principal eixo da economia do Vale do Assu, deixou de receber água do rio Piranhas/Assu com a conclusão da barragem , em 1983no municipio de Itajá.

Nenhum comentário: