segunda-feira, 25 de agosto de 2008

RIBEIRA - 84

FELIPE CAMARÃO

Antônio Felipe Camarão foi um indígena brasileiro da tribo potiguar, nascido no inicio do século XVII em Igapó, Natal na então capitania do Rio Grande. Era por volta do ano de 1580 na chamada Aldeia Velha que Felipe Camarão nasceu. Ontem, 24 de agosto de 2008, se relembrou os 360 anos da morte do índio Felipe, ocorrida no Arraial do Bom Jesus (Pe), em 24 de agosto de 1648, em consequência de ferimentos sofridos no mês anterior, durante a Batalha dos Guararapes. Em seu lugar, assumiu o seu sobrinho D. Diogo Pinheiro Camarão. Tendo como nome de nascença Poti ou Potiguaçu que significa camarão. Ao ser batizado e convertido ao catolicismo em 1614 recebeu o nome de Antônio e adotou Felipe Camarão em homenagem ao soberano do Felipe II, Rei de Portugal e do Brasil. Antônio foi uma homenagem a Santo Antônio. Seu nome se transformou em sinónimo de heroísmo.
Educado pelos jesuítas, era ele, segundo Frei Manuel Calado, "destro em ler e escrever e com algum princípio de latim" considerava de suma importância a correcção gramatical e a pronúncia do português, era "tão exagerado em suas coisas que, quando fala com pessoas principais, o fazia por interprete (posto que falava bem o português) dizendo que fazia isto porque, falando em português, podia cair em algum erro no pronunciar as palavras por ser índio". Seu trato era comedido e "mui cortesão em suas palavras e mui grave e pontual, que se quer mui respeitado".
No contexto das invasões holandesas do Brasil, auxiliou a resistência organizada por Matias de Albuquerque desde 1630, como voluntário para a reconquista de Olinda e do Recife. À frente dos guerreiros de sua tribo organizou ações de guerrilhas que se revelaram essenciais para conter o avanço dos invasores.
Sempre acompanhado de sua esposa Clara, tão combatente quanto ele, destacou-se nas batalhas de São Loureço, de Porto Calvo e de Mata Redonda. Nesse ultimo ano participou ainda da defesa de Salvador, atacada por Mauricio de Nassau. Distinguiu-se na primeira comandando a ala direita do Exercito rebelde na Primeira Batalha dos Guararapes, em 1648, pelo que foi agraciado com a mercê de DOM, o hábito de cavaleiro da Ordem de Cristo, o foro de fidalgo com brasão de armas e o título de Capitão-Mor de Todos os Indios do Brasil.
Faleceu no Arraial do Bom Jesus, (Pe), em 24 de agosto de 1648 em consequência de ferimentos sofridos durante a Batalha dos Guararapes. O Palacio Felipe Camarão, sede da Prefeitura de Natal, e um bairro desta Capital homenageiam com o seu nome. Da mesma forma, o Exercito Brasileiro denomina a Sétima Brigada de Infantaria Motorizada como Brigada Felipe Camarão.

Nenhum comentário: