domingo, 24 de agosto de 2008

RIBEIRA - 81

GETÚLIO VARGAS
Seu nome era Getúlio Dornelles Vargas. Ele nasceu em 19 de abril de 1882, no interior do Rio Grande do Sul, no municipio de São Borja, divisa com a Argentina, filho de Manuel do Nascimento Vargas e de Cândida Dornelles Vargas. Na sua juventude, alterou alguns documentos para fazer constar seu ano de nascimento como 1883. Este fato somente foi descoberto nas comemorações do centenário de seu nascimento, quando, verificando-se os livros de registro de batismo da paróquia de São Borja, descobriu-se que Getulio nascera em 1882. Getúlio Vargas provém de uma tradicional família gaucha da zona rural e da fronteira: os pampas. Sua família paterna é originária dos Açores, Portugal. Estudou em sua terra natal, depois em Ouro Preto, município brasileiro do Estado de Minas Gerais.
Inicialmente tentou a carreira militar, tornando-se em 1898 soldado na guarnição de seu município natal, chegando a participar de uma expedição à fronteira com a Bolívia. Em 1900, matriculou-se na Escola Preparatória e de Tática de Rio Pardo, no Rio Grande do Sul, onde não permaneceu por muito tempo, sendo transferido para Porto Alegre (Rs), a fim de terminar o serviço militar, onde conheceu os cadetes da Escola Militar Eurico Gaspar Dutra e Pedro Aurélio do Gois Monteiro.
Sua passagem pelo Excértio e a origem militar (seu pai lutou na guerra do Paraguai) seriam decisivos na formação de sua compreensão dos problemas das Forças Armadas, e no seu empenho em modernizá-las e mantê-las disciplinadas, quando chegou à Presidência da República. Matriculou-se em 1904 na Faculdade de Direito de Porto Alegre. Bacharelou-se em Direito em 1907. Trabalhou inicialmente como Promotor Público junto ao Fórum de Porto Alegre, mas decidiu retornar à sua cidade natal para exercer a advocacia.
Sua orientação filosófica, como muitos de seu Estado e de sua época, foi partidária do positivismo e do castilhismo, a doutrina e o estilo político do Julio Prates de Castilhos. Coube a Getúlio, que se destacara como Orador, fazer o discurso, em 1903, nos funerais de Júlio de Castilhos. Na Juventude Castilhista, Getúlio fez amizade com vários jóvens que se destacariam na revolução de 1930, entre eles João Neves da Fontoura e Joaquim Maurício Cardoso. Casou-se em 1911 com Darci Lima Sarmanho, natural de São Borja, com quem teve cinco filhos. Este casamento foi um ato de conciliação, pois as famílias dos noivos eram partidárias de partidos políticos rivais na Revolução Federalista de 1893. A familia de Darcy Sarmanho era maragato, contrário ao governo, em 1893, e a de Getúlio chimango, nome de uma ave dos pampas.
Carreira política:
Em 1909, elegeu-se deputado estadual, sendo reeleito em 1913. Renunciou ao segundo mandato de deputado estadual em pouco tempo, depois de empossado, em protesto às atitudes tomadas pelo Governador do Rio Grande do Sul, Borges de Medeiros. Porém, Getúlio retornou à Assembléia Legislativa em 1917, sendo novamente reeleito em 1919 e 1921. Quando se preparava para combater a favor do Governo do Estado do Rio Grande do Sul na revolução de 1923, no interior do seu Estado, foi chamado para concorrer a uma vaga de deputado federal pelo Partido Republicano Riograndense. Eleito, tornou-se líder da bancada gaúcha na Câmara dos Deputados, no Rio de Janeiro. Tempos depois Getulio Vargas assumiu o Ministério da Fazenda em 15 de novembro de 1926, permanecendo Ministro até 17 de dezembro de 1927, durante o Governo de Washington Luis, implementando neste período a reforma monetária e cambial do Presidente. Deixou o cargo de Ministro para candidatar-se às eleições de Governador do Rio Grande do Sul, sendo eleito para o mandato de 25 de janeiro de 1928 a 25 janeiro de 1933. Sua eleição para Governador do Rio Grande do Sul encerrou os longos trinta anos de governo de Borges de Medeiros.
Em 1930, Getúlio Vargas deixou o governo gaúcho e saiu candidato à Presidência da República, iniciando um forte movimento de oposição ao governo federal, exigindo o fim da corrupçao eleitoral, a adoção do voto secreto e do voto feminino. As 3 horas da tarde do dia 3 de novembro de 1930, a Junta Militar Provisória passou o poder, no Palacio do Catete, a Getúlio Vargas, (que vestia farda militar pela última vez na vida), encerrando a chamada República Velha. No discurso de posse, Getúlio estabeleceu 17 metas a serem cumpridas pelo Governo. Getúlio governava através de decretos o que lhe valeu título de Governo Provisório com amplos poderes. O Governo suspendeu as garantias constitucionais; confirma a dissolução do Congresso Nacional, dos Congressos dos Estados e das Camaras Municipais. Ampliou os direitos trabalhistas, consolidando-os pela CLT; estabeleceu a lei de sindicalização (em 1931); relações amistosas entre Estado e Igreja Católica. a queima do café (70 milhões de sacas), em Santos (SP) para valorização do preço do produto que tinha caído muito durante a Grande Depressão de 1929. O total de sacas de café queimadas equivalem a 4 anos da produção nacional.
A Intentona Comunista de 1935 foi um marco na história do Brasil. Em Natal, os comunistas chegaram a tomar o poder por quatro dias, sendo depois derrotados por topas sertanejas vindas do interior do Rio Grande do Norte, sob liderança de Dinarte de Medeiros Maris. Esse marco tem perto da cidade de Santa Cruz, em uma subida, bem antes da cidade de Campo Redondo. Alí morreram um sem número de soldados e de todos os comunistas. No local tem um marco lembrado as vítimas do holocausto. A partir da Intentona Comunista, foi decretado várias vezes o "estado de sítio"e o "estado de guerra" no país, por Getúlio Vargas, assim como endurecidas as leis quevisavam o combate a subversão.

Nenhum comentário: