segunda-feira, 11 de agosto de 2008

RIBEIRA - 60




AVA GARDNER - O ANJO




Um dia desses, vasculhando as velhas revistas do tempo em que eu trabalhava com meu tio Zeca, encontrei uma que fazia tempo que não a encontrava. Seu nome: CARIOCA. Trazia na capa a foto da mulher mais deslumbrante do cinema de Hollywood: AVA GARDNER. Para mim, foi uma re-descoberta fantástica. Há muito que eu procurava por uma revista desse estilo. Eu tinha e nem me lembrava mais. Folheei toda a revista e parei no artigo que falava sobre O ANJO, como era bem conhecida Ava Gardner. Depois de ler fiquei a meditar o que devia fazer para recordar a verdadeira mulher que deixou apaxonado tantos homens nesse mundo. Com isso, fui mais além para saber mais detalhes sobre O Anjo Ava, como posso dizer: um vulcão ativo que Jean Cocteau, o célebre diretor francês chamou de o mais belo animal do mundo.Nada tenho a dizer. Claro que Ava Gardner competia, em sua época, com outros "animais" de sua estirpe, a bem dizer Cyd Charisse, Hedy Lamarr, Kim Novak e Marilyn Monroe. A sua biografia é extensa, com mais de sessenta filmes e nem um Oscar. Ela teve três casamentos: com Mickey Rooney, o regente Artie Shaw e com o também ator Frank Sinatra.


Ava era amiga de Hemingway, em cuja casa cubana se hospedou e na qual tomava banhos de piscina, nua, enlouquecendo o velho escritor. Também em Cuba conheceu Fidel Castro. Dai então, Ava Gardner mudou-se para Europa e por lá ficou sem problemas financeiros, até morrer em 1990, um ano após ter tido um derrame cerebral. Artista nascida em Smithfield numa véspera de Natal. popularizou-se nas décadas de 40 e 50. Admirada por sua beleza exuberante, Ava Gardner chegou a receber 400 mil dólares por ano, o que a transformou na estrela melhor remunerada da época. Menina simples criada na zona rural, realizou o seu sonho de vencer em Hollywood. Depois que os Diretores da Metro viram as suas fotos de modelo em catálago de propaganda, contrataram-na imediatramente e ela estreou no cinema em 1941. Aos 21 anos (ela nasceu em 1922) Ava tinha feito vários filmes e surgiu como personificação da beleza morena e sedutora em "Os Assassinos", filme de 1946. Por sua interpretação em Moganbo (1953) Ava Gardner recebeu uma indicação ao Oscar. Ela se destacou em A Condessa Descalça (1954) e em E Agora Brilha o Sol (1957). Eximia nadadora, possuia um corpo escultural e voz sedutora. Na década de 80. ela permaneceu uma longa temporada numa clínica de desintoxicação devido a sérios problemas com o alcool. Ava Gardner faleceu aos 67 anos, em 25 de janeiro de 1990. Certa vez ela disse: "Sei que não a melhor atriz do mundo, mas atuar é a única coisa que sei fazer".

Nenhum comentário: