domingo, 24 de agosto de 2008

RIBEIRA - 82

TÍTULO DE ELEITOR

Estado Novo:

Estado Novo é o termo usado para denominar o período da história republicana brasileira de 10 de novembro de 1937 a 29 de outubro de 1945, quando Getúlio Vargas era Presidente do Brasil.

Em 30 de setembro de 1937, enquanto eram aguardadas as eleições presidenciais marcadas para janeiro de 1938, a serem disputadas por José Américo de Almeida e Armando Sales de Oliveira, ambos apoiadores da revolução de 1930, foi denunciada, pelo Governo de Getúlio, a existência de um suposto plano comunista para tomar o poder. Este plano ficou conhecido como Plano Cohen. Esse plano foi escrito pelo capitão Olímpio Mourão Filho - na época membro do Serviço Secreto - a pedido de Plínio Salgado, com o intento de simular, para efeitos de estudo, uma revolução comunista no Brasil. Foi descoberto depois que tal argumento foi forjado por um adepto do integralismo, o capitão Olimpio Mourão, o mesmo que daria inicio à Revolução de 1964. Os integralistas negam a sua participação na implantação do Estado Novo, culpando o general Góis Monteiro pela divulgação do Plano Cohen. No dia seguinte, 1 de outubro de 1937, o Congresso Nacional declarou um estado de guerra em todo o pais.

Getúlio, em 10 de novembro de 1937, através de um golpe de estado, institui, então, o Estado Novo em um pronunciamento em rede de rádio, no qual lançou um Manifesto à Nação no qual dizia que o Estado Novo tinha como objetivo: "Reajustar o organismo político às necessidades economicas do pais". No dia do Golpe de Estado, Getúlio Vargas determinou o fechamento do Congresso Nacional. Os partidos políticos foram extintos em 2 de dezembro de 1937. No dia 4 de dezembro, são queimadas, em uma grande cerimonia cívica, na Esplanada do Russel, no Rio de Janeiro, as bandeiras dos Estados federados. Getúlio outorgou uma nova constituição que lhe conferia o controle total do poder executivo, e lhe permitia nomear interventores nos Estados. O Governo implementava a censura à imprensa e a propaganda do regime através do Departamento de Imprensa e Propaganda - DIP. Com o Estado Novo foi criada a nova moeda, o cruzeiro.Getulio Vargas criou, no Estado Novo, a Justiça do Trabalho, o salário minimo e decretou a estabilidade depois de dez anos no emprego. No dia 31 de agosto de 1942, Getúlio declara o estado de guerra no pais por conta da IIª Guerra Mundial, rompendo relações diplomáticas com os países do Eixo: Alemanha, Itália e Japão. Os pracinhas da Força Expedicionária Brasileira, perfazendo um total de 25 mil homens, foram enviados a partir de julho de 1944, para combater na Itália, o Exercito alemão. Das tropas enviadas à Itália, 450 homens morreram em combate e foram enterrados no Cemitério de Pistóia, na Italia. Em 8 de maio de 1945 a guerra acabou, na Europa.

Getulio Vargas foi deposto em 29 de outubro de 1945 por um movimento militar liderado por generais que compunham seu próprio ministério, dentre os quais, Ernesto Geisel. Porem, Gutúlio renunciou formalmente ao cargo de Presidente da República.


Nenhum comentário: