terça-feira, 19 de agosto de 2008

RIBEIRA - 72

MARIA, MÃE DE JESUS
Maria. Seu nome significa Senhora da Luz. Acredita-se que tenha nascido em Jerusalém a partir de 15 a.C. . Para alguns estudiosos, Maria teria nascido em Nazaré. Segundo as Sagradas Escrituras era a mãe de Jesus de Nazaré. Alguns autores afirmam que Maria era filha de Eli, mas a genealogia fornecida por Lucas alista o marido de Maria, São José, como o "filho de Eli". A Ciclopédia diz: "É bem que os judeus, ao elaborarem suas tabelas genealógicas, levaram em conta apenas os varões, rejeitando o nome da filha quando o sangue do avô era transmitido ao neto por uma filha, e contando o marido desta filha em lugar do filho do avô materno. Possivelmente por este motivo Lucas diz que José era "filho de Eli".
Segundo uma tradição católica estima-se que a Virgem Maria teria nascido a 8 de setembro, num sábado, data em que a Igreja festeja a sua Natividade. Também é da tradição pertencer á descendencia de Davi. Consta dos "apócrifos" Evangelho do nascimento de Maria e do Protoevangélion e é também de uma antiga tradição que remonta ao século II que seu pai seria São Joaquim, descendente de Daví, e que sua mãe seria Sant'Ana da descendencia do Sacerdote Aarão. De acordo com o costume judaico aos três anos Maria teria sido apresentada no Templo de Jerusalém, é também da tradição que alí teria permanecido até os doze anos no serviço do Senhor, quando então teria morrido seu pai, São Joaquim. Com a morte do pai teria se transferido para Nazaré, onde São José morava. Três anos depois realizar-se-iam os esponsais. Os padres bolandistas (os padres dos jesuitas, formado por João Bolando, um belga) que dirigiram a publicação Acta Sanctorum supõem em seus estudos que São Joaquim era irmão de São José, o que caracterizaria um caso de endogamia, o que era comum entre os judeus. Endogamia é um sistema onde os acasalamentos se dão entre indivíduos aparentados.
O papel que ocupa na Biblia é mais discreto se comparados com a tradição católica. Os dados estritamente biográficos derivados dos Evangelhos dizem-nos que era uma jovem donzela vírgem quando concebeu Jesus, o Filho de Deus. Essa é uma expressão encontrada no Antigo Testamento. Nas Escrituras hebraicas, de acordo com a tradição judaica, Filho de Deus relaciona-se a vários sujeitos distintos, seres humanos e, até mesmo, a toda a humanidade. No entanto, Maria era uma mulher verdadeiramente devota e corajosa. O Evangelho de João menciona que antes de Jesus morrer, Maria foi confiada aos cuidados do apóstolo João e a Igreja Católica viu aí que nele estava representada toda a humanidade, filha da Nova Eva.
Não há registros do momento da morte de Maria. Diz uma tradição cristã que ela teria morrido no ano 42 d.C. e o seu corpo depositado no Getsêmani, nome de um jardim em Jerusalém. que de acordo com as Escrituras cristãs, Jesus e seus discipulos foram levados depois da Ultima Ceia. sendo o lugar regular do encontro deles. Desde os primeiros séculos, usou-se a expressão dormitação em vez de "morte". Alguns teólogos e mesmo santos da Igreja Católica, por devoção, sustentam que Maria não teria morrido, mas teria "dormitado" e assim levada ao Céu. Outra corrente, diversamente, sustenta que não teria sido esse o privilégio uma vez que o próprio Jesus passou pela morte.
A palavra grega Bíblia, em plural, significa "rolo" ou "livro". No latim medieval, Biblia é usado como uma palavra singular - uma coleção de livros ou a "Biblia". Foi São Jerônimo, tradutor da Vulgata Latina, que chamou pela primeira vez ao conjunto dos livros do Antigo Testamento e Novo Testamento de "Biblioteca Divina". A Biblia é uma coleção de livros catalogados, considerados como divinamente inspirados pelas tres grandes religiões dos filhos de Abraão, que são o Cristianismo, o Judaísmo e o Islamismo e por isso são conhecidas como as religiões do Livro. É sinônimo de Escrituras Sagradas e Palavra de Deus.

Nenhum comentário: