quarta-feira, 20 de agosto de 2008

RIBEIRA - 75

ÍNDIA

A Índia é um país federal asiático que ocupa a maior parte do subcontinente indiano e as ilhas Laquedivas e Andamão e Nicobar. É o segundo país mais populoso do mundo (depois da China), com mais de um bilhão de habitantes, e o sétimo maior por área. O nome oficial do país é República da India, e sua capital é Nova Délhi. A Índia reconhece 23 línguas oficiais, dentre elas o hindi (falada no norte, é a língua da administração central), o tâmil (no sul) e o inglês. A civilização indiana é uma das mais antigas do mundo. Quatro grandes religiões surgiram no subcontinente: o hinduísmo, o budismo, o jainismo e o siquismo.

Após décadas de estagnação económica, o país vem se desenvolvendo nos últimos quinze anos, em especial depois das reformas de 1991, embora ainda enfrente altos níveis de pobreza, analfabetismo, desnutrição e problemas ambientais. Já é uma potência regional e é apontada como uma das futuras grandes potências do século XXI.

O nome do país é devido ao rio Indo, cujo nome é proveniente do persa antigo Hindu, derivado do sânscrito Sindhu. A constituição da India adota tanto a forma Índia quanto o termo Bharata, relativo a um antigo rei local. A forma Indostão deriva do vocábulo persa para "Terra dos Hindus", embora alguns apliquem este termo apenas ao norte da Índia.

História:

A civilização do Vale do Indo surgiu no século XXXII a.C. e atingiu a maturidade a partir do século XXV a.C. Seguia-se-lhe a civilização védica, cultura associada ao povo que compôs os textos religiosos conhecidos como Vedas, os primeiros quatro livros religiosos do Hinduismo, escritos em sânscritos, por volta de 1500 a.C.. A palavra Veda significa "conhecimento". E essa foi a primeira civilização avançada e o primeiro registro histórico do uso do metal. A origem dos indo-arianos é um assunto de relativa controvérsia. A maioria dos estudiosos acredita em algum tipo de hipótese de migração indo-ariana, segundo a qual os arianos, um povo semi-nômade possivelmente da Ásia Central ou do norte do Irã, teriam migrado para o noroeste do subcontinente. A natureza de tal migração, o local de origem, e até mesmo a própria existência dos arianos como povo distinto são fortemente discutidos. A fusão da cultura védica com as culturas dravídicas que lhe eram anteriores aparentemente resultou na cultura indiana clássica. Alguns entendem, por outro lado que a civilização do Vale do Indo era essencialmente védicae que se teria espalhado para partes da Europa.

A Índia costuma ser apontada como a maior democracia do mundo, pois conta com o maior eleitorado dentre os países democráticos. O pais adotou como forma de Estado a federação, com um parlamento bicameral que funciona com base em um sistema parlamentarista de estilo Westminster. O presidente, na qualidade de Chefe de Estado, exerce um papel principalmente protocolar, embora seja o comandante supremo das Forças Armadas e sua sanção seja necessária para que qualquer lei aprovada pelo parlamento entre em vigor. É eleito indiretamente por um colégio eleitoral para um mandato de cinco anos.


Nenhum comentário: