terça-feira, 26 de agosto de 2008

RIBEIRA - 86

FERREIRO TORTO

No início do século XVII, em 1614, o Capitão Francisco Rodrigues Coelho, recebeu algumas datas de terra, que deram origem ao Ferreiro Torto, e ergueu o segundo Engenho da Capitania do Rio Grande do Norte: O Engenho Potengí. Em meados do século XVII, Macaíba ainda não existia como unidade politico-administrativa, somente os sítios de Ferreiro Torto, Uruaçú, e Jundiaí habitados por portugueses, mestiços e índios que trabalhavam na agricultura rudimentar, exploração de engenho e pecuária. Somente no Século XVIII, entre 1780 e 1795 é que surgiu o primeiro nome da vila emergente: Coité. Nome dado pelo Coronel Manoel Texeira Casado. Árvore de grande fruto não comestível, que servia para fazer vasilhas, era muito vista em toda a vila. O proprietário do povoado era o português Francisco Pedro Bandeira, que se instalou no fluorescente Engenho.

Por volta de 1855, Fabricio Gomes Pedroza, paraibano de Areia, comerciante de alto prestígio mudou o nome de Coité para Macaíba, uma palmeira com frutos pequenos, buchuda no meio, apreciada por muitos, inclusive por ele. Existiam muitos exemplares da palmeira na propriedade do comerciante "Seu Fabricio". No final do século XIX, em 27 de outubro de 1877, a Vila foi elevada à categoria de Municipio, denominando-se Municipio de Macaíba, ganhando portanto autonomia político-administrativa. Somente em 1882 foi conhecido o seu 1º administrador, o senhor Vicente de Andrade Lima.

Macaíba, cidade localizada às margens do rio Jundiaí, , é berço de muitos ilustres: Auta de Souza, poetísa e seu irmão Henrique Castriciano de Souza (ex-vice-Governador do Estado, fundador da Escola Doméstica de Natal e da Academia Norte-riograndense de Letras), Dr. Octacilio Alecrim, escritor e um dos mais respeitados juristas do seu tempo: Augusto Severo de Albuquerque Maranhão, professor, político, aeronauta inventor do dirigível balão PAX; Alberto Frederico de Albuquerque Maranhão, ex-Governador do Estado por dois mandatos; Augusto Tavares de Lyra, ex-Governador, ex-Ministro de Estado do Governo Afonso Pena e um dos maiores oradores do Brasil.

Como pontos Históricos, se destacam: o Solar Ferreiro Torto, a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, a Capela de São José, a mais antiga da Cidade, o Solar da Madalena, Capela da Soledade, casa onde nasceu Henrique Castriciano, Obelisco Augusto Severo, Casarão dos Guarapes, e Solar Caxangá.


Nenhum comentário: